Cotidiano

Testes podem desligar energia de Roraima a partir da madrugada

Testes na usina responsável por mais da metade do fornecimento do Estado atendem à programação do Operador Nacional do Sistema Elétrico, segundo a Roraima Energia

Responsável por mais da metade do fornecimento elétrico de Roraima, a Usina Termelétrica Jaguatirica 2 passará por testes a partir da madrugada desta quarta-feira (13). Com isso, o sistema elétrico do Estado poderá sofrer “desligamento” ou “perturbação”, informou a Roraima Energia.

Segundo a companhia, os testes atendem à programação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o órgão responsável pela coordenação e o controle das operações de geração e transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN) e dos sistemas isolados.

A concessionária disse, em nota, que está tomando as medidas necessárias para minimizar possíveis impactos no fornecimento elétrico do Estado.

Desde maio deste ano, a Jaguatirica 2 opera em sua capacidade máxima, com 140,834 megawatts de potência. A usina localizada na zona rural de Boa Vista é movida a gás natural, extraído no município de Silves, interior do Amazonas – combustível que é transportado diariamente para Roraima, onde é transformado em energia.