Cotidiano

Tipagem sanguínea O- possui apenas cinco bolsas em armazenamento

A unidade armazena sangue e distribui para todos os hospitais do Estado, incluindo a rede privada

Após a retomada das cirurgias eletivas realizadas no HGR (Hospital Geral de Roraima), houve um aumento da demanda de bolsas de sangue. Por esse motivo, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) está convocando os doadores de todas as tipagens sanguíneas para a reposição de estoque da unidade

A tipagem sanguínea O-, que e é doadora universal, é a que está com o estoque mais baixo, com cerca de cinco bolsas em armazenamento. A de O+ tem apenas 20 bolsas. “Diariamente, pessoas precisam de sangue para sobreviver, seja por doenças, acidentes ou em cirurgias. Não há outro meio de se obter o sangue que não seja pela doação”, disse o gerente da coleta de sangue do Hemoraima, Isaías Magalhães.

 Como o único Hemocentro de Roraima, a unidade é a responsável pela captação e distribuição de sangue para as unidades de saúde da capital e interior, incluindo a rede privada. “A regularidade de um doador é extremamente relevante para que o estoque esteja sempre disponível para atender a demanda”, frisou.

 Para quem deseja doar sangue, o Hemocentro está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18 horas e fica localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR.

 CRITÉRIOS – O candidato a doador voluntário precisa estar bem de saúde, alimentado, ter entre 16 (acompanhado dos pais) e 69 anos (desde que a primeira doação tenha ocorrido até os 60 anos), ter peso superior a 50 quilos, evitar bebidas alcoólicas 12 horas antes e alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.