Cotidiano

Tomografia e ressonância não estariam sendo oferecidos pela Sesau

As denúncias feitas por pacientes e servidores indicam que apenas os pacientes do Grande Trauma do HGR estariam sendo atendidos com tomografia, e que as clínicas conveniadas teriam suspendido os atendimentos por falta de pagamento

Denúncias tem chegado até a FolhaBV de que os serviços de tomografia e ressonância não estariam sendo ofertados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

As denúncias feitas por pacientes e servidores indicam que apenas os pacientes do Grande Trauma do Hospital Geral de Roraima (HGR) estariam sendo atendidos com tomografia, e que as clínicas conveniadas com o Governo do Estado teriam suspendido os atendimentos por falta de pagamento.

Na manhã desta quinta-feira, 5, o pai de uma paciente que esteve internada por 15 dias no HGR por complicações da Covid-19, entrou em contato com a Folha FM, e  contou que pagou R$3.800,00 para que a filha fizesse os exames solicitados pelo médico.

“É uma vergonha não ter acesso a um direito básico que é a saúde, tive que dar um jeito de pagar para que minha filha fizesse a ressonância e a tomografia do pulmão. Eu gostaria de ser ressarcido pelo Governo ou pela Sesau, pois não fui atendido pelo SUS a contento”, disse o denunciante.

No dia 2 de novembro, a FolhaBV publicou uma matéria onde um servidor da saúde também denunciou que o único tomógrafo do HGR estaria quebrado há um mês, e que apenas as demandas de urgência e extrema urgência estariam sendo atendidas pelas clínicas conveniadas com o Estado.

O denunciante, que pediu para não ter o nome revelado por medo de represália, contou que os pacientes que necessitam do exame, mas não são considerados urgência ou extrema urgência, têm que pagar se quiser dar continuidade ao tratamento.

OUTRO LADO – A FolhaBV entrou em contato com o Governo do Estado que se manifestou por meio de nota. Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Saúde informa que todas as demandas de urgência relacionadas ao exame de tomografia estão sendo atendidas, por meio de convênio com a rede particular, e, dessa forma, nenhum paciente fica desassistido.

A Sesau reforça que o aparelho de tomografia apresentou a necessidade de manutenção corretiva. Foi necessária a aquisição de uma peça para substituição, a qual já tem previsão de saída de Manaus às 12h30 desta quinta-feira, 05, para Boa Vista. Tão logo chegue ao estado de Roraima, será iniciada o trabalho de substituição para a conclusão do serviço.

É importante reforçar que foi adquirido um novo tomógrafo, de tecnologia avançada, com 16 canais e 16 cortes, que garantirá maior capacidade para atendimento da demanda atual, podendo realizar até 50 exames por dia.  O novo equipamento deve ser instalado em breve.