Cotidiano

Toneladas de oxigênio chegam à Manaus para abastecer hospitais

Até o momento foram enviadas mais de 24 toneladas de cilindros de oxigênio pela Força Aérea Brasileira

Aeronaves da Força Aérea Brasileira com carregamento de oxigênio chegaram ao Amazonas durante a madrugada desta sexta-feira (15), após o momento mais crítico da pandemia do coronavírus no Estado.

Segundo a Força Aérea Brasileira, foram 24 toneladas de cilindros encaminhados para Manaus no dia 12 de janeiro. No dia 14 foram enviadas mais oito toneladas de equipamentos e mais cilindros de oxigênio.

Nesta sexta-feira, 15, nove pacientes foram transferidos de Manaus (AM) para Teresina (PI) e uma outra aeronave, com 8,5 toneladas de material hospitalar, camas, tendas, geradores e barracas foram enviadas para Manaus.

De acordo com o governador Wilson Lima, o plano começou a ser executado após as principais fornecedoras do produto não suportarem a demanda das redes pública e privada do estado, que passou a ser cinco vezes maior nos últimos 15 dias.

Para atender a necessidade dos pacientes de hospitais públicos quanto dos hospitais privados, as fornecedoras precisavam entregar 76.500 metros cúbicos (m³) diariamente. No entanto, a capacidade de entrega das empresas tem sido somente de 28.200 m³/dia. Para sanar o déficit de 48.300m³ diários, a operação busca o gás em Fortaleza e São Paulo para levar até Manaus em aviões da FAB (Força Aérea Brasileira).

Segundo os médicos, o colapso provocou a morte de diversos pacientes na noite da quinta-feira (14). Com isso, o governo federal anunciou que levará pacientes para outros Estados. A estimativa é de que sejam realizadas 750 transferências. Profissionais de saúde disseram ainda que hospitais fecharam as portas na quinta-feira por falta de insumos e leitos, e precisaram de apoio da PM para evitar invasões.

Caminhão é detido com 33 cilindros de oxigênio

Diante do caos instaurado no estado pela elevada demanda do oxigênio, episódios de crimes envolvendo a apreensão do insumo. A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas apreendeu, na quinta-feira (14), um caminhão com cilindros de oxigênio, no bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus. Um homem de 38 anos foi detido e vai responder por reter produtos para o fim de especulação e ficará à disposição da Justiça.

O secretário de Segurança, Coronel Louismar Bonates, esteve no local da denúncia e encontrou o caminhão, distante da empresa, com os cilindros distribuídos pela empresa. O fato ocorreu nas proximidades do Sesc Amazonas. Foram encontrados no caminhão 33 cilindros, dos quais 26 possuíam oxigênio.

A ação envolveu a Polícia Militar e a Polícia Civil do Amazonas. Segundo o diretor do Departamento de Polícia do Interior, o delegado Bruno Fraga, durante o interrogatório o homem informou que possui uma empresa de comercialização de cilindros de oxigênio, porém, ficou com medo de que a população invadisse o estabelecimento em busca do material, e decidiu tirá-lo do local.

Policiais civis fizeram a escolta do material para abastecimento em quatro unidades de saúde da rede estadual, durante a noite. Para o Hospital Beneficente Português, foram destinados 11 cilindros. Seis foram para a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), seis para o SPA do São Raimundo e três para o SPA do Coroado.

Com informações da FAB e D24am

Publicidade