Cotidiano

Trabalhadores da Saúde farão mobilização nesta sexta-feira

A manifestação tem como finalidade cobrar do governo o envio imediato do PCCR para Assembleia Legislativa, para que seja incluso na LOA do próximo ano

Os trabalhadores efetivos da saúde vão realizar nesta sexta-feira (27), a partir das 9h, uma mobilização para cobrar a aprovação do PCCR (Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração). A manifestação será em frente ao Palácio Senador Hélio Campos, e a intenção dos profissionais que formam a Frente de Sindical, é que o governador Antonio Denarium (Sem partido) se sensibilize e receba a comissão.

A informação foi repassada pela enfermeira La Paz, que representa o Sindprer (Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado de Roraima). “Nosso objetivo é ser recebido pelo governador, para cobrar o envio da proposta do PCCR da Saúde, o mais breve possível, para a Assembleia Legislativa”, disse.

O envio em tempo hábil tem como finalidade a inclusão do Plano na Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano, que a Casa Legislativa tem que aprovar até o dia 20 de dezembro. “Fez um ano este mês a que a enfermagem finalizou uma greve em que ficou acordado vários pontos, os quais não foram cumpridos pelo governo. O governador sequer nos recebe, agenda dele tem sempre outras prioridades. Nós, da saúde, trabalhamos na linha de frente este ano sem condições de trabalho, faltando materiais, medicação, o que gerou problemas físicos e psicológicos, muitos morreram. A aprovação do PCCR seria o reconhecimento do nosso trabalho e esforço, seria a valorização de todos os profissionais da saúde”, disse.

A Frente Sindical reúne todas as categorias da saúde como médicos, enfermeiros, psicólogo, assistente social, fisioterapeutas, farmacêuticos, bioquímicos e dentistas. Caso o governo não ceda, os profissionais vão se preparar para uma paralisação geral.

OUTRO LADO – Por meio de nota, a Secretaria de Comunação do Governo informou que o PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração) unificado das categorias da saúde foi alvo de debate entre o secretário chefe da Casa Civil, Soldado Sampaio, o secretário de Saúde, Marcelo Lopes, e representantes das entidades sindicais dos servidores da saúde. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira, 26, no Palácio Senador Hélio Campos, onde participaram representantes do sindicato dos médicos, enfermagem, farmácia, odontologia, radiologia e psicologia.

O secretário chefe da Casa Civil, Soldado Sampaio, disse que o governador Antonio Denarium determinou manter o diálogo permanente com as categorias e o Governo está com toda boa vontade em fazer com que o plano de cargos unificado dos servidores, tramite de forma mais rápida possível, dentro da legalidade e com todos os pareceres necessários, para que não haja prejuízo aos servidores