Cotidiano

Trabalhadores da saúde cobram direitos em mobilização

Profissionais afirmam que querem melhores condições de trabalho, a não suspensão das férias, a aprovação do PCCR e pagamento retroativo das progressões

Trabalhadores da saúde estão realizando uma mobilização em frente ao Hospital Geral de Roraima (HGR) na manhã desta sexta-feira, 15, para cobrar melhores condições de trabalho, a não suspensão das férias de 2021, a aprovação de Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores Públicos (PCCR) e pagamento retroativo das progressões.

Segundo o diretor do Conselho Regional de Enfermagem de Roraima (CORENRR) Rodrigo Danin, o principal motivo é a cobrança da aprovação do PCCR. “É um processo que já vem sendo discutido a certo tempo, já teve diversas reuniões, porém não está sendo efetivado”, relatou.

Ainda, a mobilização busca reivindicar mais EPI’s (equipamento de proteção individual) para enfrentar a pandemia. Como também, não deixar que o governo suspenda as férias dos profissionais da saúde, o que aconteceu no ano passado. “Mais uma vez o governo levanta essa questão devido o aumento de contaminados de covid-19, sendo que tem pessoas que ainda nem tiraram as férias de 2020”, explicou Halisson Nascimento, diretor delegado titular do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado de Roraima (SINDPRER).

A mobilização conta com cerca de 40 profissionais da saúde e foram convocados os seguintes sindicatos: Sindicato dos Médicos (SIMEDRR), Sindicato dos Farmacêuticos (SINDFARR), Sindicato dos Tecnólogos Técnicos e Auxiliares em Radiologia (SINTEAR), Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais (SINFITO-RR), Sindicato dos Psicólogos de Roraima (SINDPSI) e Associação Roraimense de Nutrição (ARNUTRI).

Manifestação ocorre na frente do HGR (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Sesau diz que segurança dos profissionais de saúde é prioridade

A Secretaria de Saúde informa que o Governo de Roraima tem adotado todas as medidas para conter o avanço da COVID-19 em Roraima, e uma das prioridades é assegurar a estrutura para que todos os profissionais da saúde possam atuar de forma segura, organizada e planejada.

O pagamento das progressões é um dos compromissos cumpridos pela gestão, desta forma, a remuneração está em dia, quanto ao retroativo das progressões está sendo calculado pela Folha de pagamento da SEGAD.

A gestão garante que os profissionais de saúde serão esclarecidos sobre o interesse da gestão de dar celeridade aos procedimentos necessários para garantir os direitos dos servidores efetivos, promovendo justiça e igualdade entre as categorias profissionais do quadro funcional da Saúde.

Mas é preciso ressaltar a necessidade do alinhamento funcional de todas as categorias e atendendo as viabilidades orçamentárias e financeiras da gestão pública, para evitar os impactos na folha de pagamento observando o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Além disso a gestão reforça que outras medidas estão sendo executadas para garantir melhores condições de trabalho, entre elas a aquisição de EPIs (equipamentos de proteção individual) para atender aos servidores que atuam nas unidades de saúde no combate ao Coronavírus (Covid-19), incluindo máscaras faciais incolores, máscaras de proteção respiratória, álcool etílico 70%, óculos de proteção profissional, macacão branco, avental, gorro, luvas entre outros itens essenciais nas unidades hospitalares.

A Sesau ressalta também que nos últimos meses têm reforçado ações que visam melhorar o desempenho das atividades no ambiente de trabalho, incluindo a realização de palestras, treinamentos e capacitações nas unidades de saúde, na capital e interior, de baixa, média e alta complexidade

Por fim, a gestão ressalta que a contratação de profissionais também está sendo realizada para garantir a ampliação no número de profissionais, incluindo o processo seletivo para contratação imediata de 239 médicos para atuação nas unidades hospitalares da rede estadual.