Cotidiano

Tratores são incendiados em Alto Alegre e associação acusa órgãos federais

Associação de Garimpeiros afirma que ao contrário do que teria sido alegado, veículos não eram utilizados no garimpo

Nesta sexta-feira (3), trabalhadores de vicinais da vila do Paredão, em Alto Alegre, tiveram tratores incendiados. Segundo a Associação de Garimpeiros Independentes de Roraima (Agirr), os veículos teriam sido destruídos em uma ação de órgãos federais contra o garimpo ilegal. 

A presidente da associação, Carine Farias, negou que os veículos tenham ligação com a atividade mineradora. “Isso aí foi o que o Ibama, ICMBio, e Funai fizeram hoje lá na estrada do paredão, na região do Paredão, em Alto Alegre. Uns ‘jericos’ do pessoal que trabalha nas fazendas, e dizendo eles [as autoridades] que os meninos estavam trabalhando para garimpeiros, sem prova nenhuma, atearam fogo no veículo do pessoal, que são financiados pelo Pró Custeio pelo pessoal das fazendas. Esses veículos todos têm nota”, disse.

Ela afirmou que os veículos são usados por trabalhadores para atividades no campo como escavação de açudes para criatório de peixes. 

Carine afirmou que a associação está se dirigindo para a localidade para apurar outras denúncias, inclusive uma suposta queima de documentos pessoais.

Ela disse que os moradores da região estão percorrendo, a pé, cerca de 30 quilômetros, e mais uma hora de viagem de carro, para procurarem a polícia para fazerem uma denúncia. 

A Folha fez contato com os órgãos citados por ela, e ainda com a Polícia Federal, para saber mais informações sobre o ocorrido e aguarda retorno. 

Confira o vídeo enviado por moradores da região: