Cotidiano

Três mil candidatos faltam às provas de concurso público 

ANA GABRIELA GOMES E EDILSON RODRIGUES

Editoria de Cidade

Dos 24.684 candidatos inscritos no concurso público da Prefeitura de Boa Vista, que ocorreu nesse domingo (26), 2.985 deixaram de fazer as provas, o que representa um índice de 12.1% de faltosos. Ou seja, 21.699 fizeram o exame. No período da manhã, dos 5.875 o índice de ausentes ficou em 14.69% e a tarde, dos 18.672, os faltosos representam 11.2%. Esses dados são da Secretaria Municipal de Administração. Ao todo, foram disputadas 466 vagas para as áreas de Saúde, Educação, Administração e Controladoria Geral.

O secretário Paulo Bragato, informou que o concurso foi tranquilo. “Não tivemos nenhum contratempo e tudo ocorreu dentro da normalidade, pois é assim que devem ser os concursos públicos. Até salas para as mães que precisaram amamentam seus filhos, que foram acompanhadas até o espaço, a prefeitura disponibilizou”, comentou.

Segundo ele, o gabarito está disponível no site da Selecon, empresa organizadora do concurso, desde às 22h desse domingo (26). para a realização do certame, a prefeitura contou com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar, que deram apoio e auxiliaram os candidatos até os locais das provas e na movimentação dos candidatos.

Candidatos avaliam as provas do concurso


Alexssandra Jales fez avaliações positivas a respeito da prova e do concurso em si (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Tranquilas e bem organizadas. Assim foram avaliadas algumas das provas do concurso público da prefeitura. Às 11h, três horas após o início do certame, a Folha conversou com alguns candidatos para saber o que eles haviam achado da prova.

Alexssandra Jales, de 25 anos, fez avaliações positivas a respeito da prova e do concurso em si. Atuando no ramo da assessoria jurídica, ela procurou conciliar as horas de trabalho e o cronograma de estudos, a fim de garantir a vaga para analista. “Achei que a prova estava boa e bem organizada. Agora é esperar o resultado”, pontuou. Quem também teve a mesma perspectiva foi a militar, Lívia Lopes.

Recém-chegada em Boa Vista, ela está na disputa de uma vaga da Saúde, especificamente na área de Pediatria. “Não me preparei muito, mas achei a prova boa. Inclusive, não houve nenhum problema durante todo o andamento do concurso em si. Foi tudo bem organizado mesmo”, destacou. Entre passos largos causados pela pressa, Ian Matos também avaliou a prova como bem elaborada junto a reportagem.

A candidata Giovanna Monteiro, de 26 anos, foi uma das que disputou vaga para o cargo de Auditor de Controle Interno de Obras Públicas. “Achei a prova fácil, apesar de não ter estudado muito”, relatou. O mesmo foi dito por Cassiano Ribeiro, de 25 anos, que está na disputa para um dos cargos mais concorridos do concurso: o de assistente de aluno, que ofertou 24 vagas e teve uma média de 529 inscritos.

Minutos antes do início do certame, que começou às 8h, a reportagem da Folha percorreu alguns dos locais de prova, como o Colégio Claretiano, a Faculdade Cathedral e a Universidade Federal de Roraima (UFRR) para conferir a movimentação, mas não haviam candidatos nas entradas. Alguns dos porteiros nos locais disseram que a preocupação em não se atrasar contribuiu para a falta de movimento. “Não dá pra perder a chance de garantir uma estabilidade financeira”, afirmou um deles, que não quis se identificar.