Cotidiano

Trio é preso antes de roubar R$ 200 mil de empresário

O plano do grupo foi descoberto após os policiais militares vaculharem o celular do primeiro abordado

O assalto ao proprietário de uma madeireira foi impedido pela Polícia Militar com a prisão de três homens na tarde desta sexta-feira (24) no bairro Senador Hélio Campos. Segundo informações apuradas pela reportagem, eles pretendiam roubar cerca de R$ 200 mil da vítima.

A descoberta do plano ocorreu após um jovem de 20 anos fugir da ordem de abordagem feita por uma guarnição do Canil do Batalhão de Operações Especiais (Bope). O rapaz estava em atitude suspeita em frente a Escola Municipal Luiz Canará. Ele foi detido e imobilizado logo depois.

Segundo a PM, a equipe verificou junto a Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) as informações sobre o indivíduo e foi informada que se tratava de membro de facção criminosa, que também possui passagem pelo sistema prisional por homicídio qualificado.

Durante a revista, o elemento recebeu a ligação de um comparsa, de 22 anos, para combinar o horário do assalto. Com a autorização dele, a PM vasculhou o aparelho celular e descobriu que eles pretendiam cometer o crime com arma de fogo e apoio de um motorista de aplicativo.

Ainda conforme a PM, o rapaz deu mais detalhes e disse que o comparsa já tinha feito o levantamento sobre dados do empresário e rotina, além das datas de pagamento dos funcionários e valor das movimentações financeiras. O plano seria praticar o assalto durante o trajeto da vítima entre a madeireira e sua casa.

Com o endereço do segundo suspeito, a equipe do Canil solicitou o reforço da guarnição da Força Tática. No imóvel, ele foi encontrado com um revólver calibre 38 – que seria utilizado no assalto – com cinco munições intactas. Além dele, foi detido no local o terceiro elemento, de 22 anos.

Também foi feita a consulta via Dicap e descoberto que ambos já foram presos por tráfico de drogas, sendo que o segundo suspeito possui histórico por integrar organização criminosa, roubo e furto, desobediência e dano qualificado.

A FolhaBV apurou que o trio foi levado ao 5° Distrito Policial, mas como o assalto não aconteceu e não houve crime, somente o elemento flagrado com o revólver permaneceu preso por porte ilegal de arma de fogo. Ele foi mantido na carceragem até ser apresentado em audiência de custódia neste sábado (25).