Cotidiano

UFRR: Professores e estudantes gravam vídeos indicando livros

Projeto é do Laboratório Imprimatur, vinculado ao Curso de Letras da Universidade Federal de Roraima

Para manter um vínculo entre professores e alunos no período de isolamento social, o Curso de Letras da Universidade Federal de Roraima (UFRR) deu início ao projeto ‘Minutos de Letras’, em que professores e alunos poderão gravar vídeos curtos indicando algum livro (teórico ou literário), filme, documentário ou seriado. Esses vídeos serão postados nas redes sociais (Facebook e Instagram) do Curso de Letras, diariamente, conforme a proposta.

O projeto é uma iniciativa do Laboratório Imprimatur, que é vinculado ao curso.

Conforme o professor Eliabe Procópio, coordenador do Imprimatur, a proposta também é promover e direcionar leituras durante esse momento de distanciamento social.

“Enquanto discutimos sobre o ensino remoto (como e quando voltarão as aulas, qual plataforma será usada etc.), podemos ir usando as mídias do nosso cotidiano para manter os vínculos afetivos e acadêmicos com os alunos. Não podemos esquecer que muitos alunos só têm o celular como instrumento de acesso à internet. Assim, pensamos que é mais vantajoso e fácil usar as redes sociais já incluídas nos pacotes de dados das operadoras”, explica Eliabe.

O primeiro vídeo foi gravado pela professora Martha Júlia Martins, do Curso de Letras Português e Inglês. A obra indicada foi o livro “Um conto de Natal” (A Christmas Carol), de Charles Dickens. “Esse livro tem uma escrita super fluída, foi escrito em 1843, dentro do período Vitoriano, e é um livro de Natal que fala sobre generosidade, amor, perdão”, explana a professora no vídeo.

MINUTOS DE LETRAS – O vídeo poderá ser gravado em português (preferencialmente), espanhol, francês ou inglês, em um ambiente claro e sem barulho, e com o celular na horizontal.

A gravação deverá iniciar com uma breve apresentação pessoal do professor ou aluno.

O vídeo deverá ser enviado para o aluno Daniel Souza, por meio de mensagem do whatsapp 98408-3385, para que seja feita a edição (inserção de legendas e logo).