Cotidiano

UFRR comemora 30 anos com foco no futuro

Até a próxima sexta-feira (20) serão realizadas diversas atividades nos três campus da instituição

Fundada em 08 de setembro de 1989, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) completa três décadas de existência este ano, marcando o seu protagonismo no ensino superior do nosso estado ao possibilitar a formação profissional, a prestação de serviços para a sociedade, o desenvolvimento de pesquisas, além do fomento à cultura e à integração regional, nacional e internacional. 

São quase 50 cursos de graduação mantidos pela instituição, que igualmente investe na pesquisa e na extensão universitária. São treze cursos de mestrado e quatro de doutorado.

Atualmente, a UFRR tem mais de 9 mil alunos matriculados – no ensino básico, técnico, de graduação e pós-graduação –, tem três campi na capital, Boa Vista, e um quadro funcional de 360 técnicos e 600 professores, do quais 80% possuem mestrado ou doutorado.

A trajetória da Universidade foi marcada por lutas e vitórias. Mesmo com todas as dificuldades, a instituição consolida-se como uma importante força educacional na Amazônia e permanece orgulhosa de todas as pessoas que já fizeram e fazem parte de sua história. 

Alunos e professores falam da satisfação com a UFRR

Há 15 anos lecionando na instituição, professor Edileuson Almeida tem orgulho de encontrar ex-alunos nos seus locais de trabalho (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)


A estudante Marília Gabriela destaca o peso da universidade no currículo, mas critica alguns serviços como o RU (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

A satisfação em fazer parte dessa história é também compartilhada pela próxima geração de profissionais. Estudante do curso de antropologia, a aluna Marília Gabriela, de 20 anos, diz que escolheu a instituição devido seu prestígio.

“Primeiramente a escolhi por causa da sua qualidade e pelos professores, a maioria possui mestrado e doutorado. Além de ser diferente você cursar em uma federal e não em uma particular, o currículo vai ter peso” contou.

Apesar de considerar a estrutura da UFRR boa, quando comparada a outras instituições de ensino federais, Gabriela acredita que ainda existem pontos a melhorar. “O restaurante universitário [RU] é uma das grandes reclamações dos alunos, que sempre falam da qualidade da comida”, explicou.

Segundo dados do painel de indicadores da instituição, passaram pelos corredores da universidade, nestes 30 anos, quase 20 mil alunos. Dentre eles o professor Edileuson Almeida, que ministra aulas para alunos do curso de jornalismo.

“Eu entrei na primeira turma de Administração em 1990 e logo após mudei para Jornalismo. Então tive a oportunidade de ser uma testemunha de todo aquele processo inicial, desde o momento da criação até o primeiro dia de aula. Há 15 anos como professor da instituição, só tenho a me orgulhar mais ainda, principalmente, quando encontro ex-alunos da UFRR nos espaços públicos do Estado”, disse.

Reitor lembra avanço e conquistas

Reitor da UFRR, Jefferson Fernandes, acredita que o legado destes 30 anos são os avanços conquistados (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)

De acordo com o reitor da UFRR, Jefferson Fernandes, o grande legado que deve ser destacado nestes 30 anos são os avanços conquistados no decorrer desta trajetória.

“Hoje a universidade possui em torno de 10 mil alunos do ensino fundamental à pós-graduação, que correspondem mais ou menos a 2% da população de Boa Vista. Do início, com 17 cursos, passamos para 48 em praticamente em todas as áreas de conhecimento”, ressaltou.

Ainda conforme Fernandes, a UFRR possui desafios a enfrentar. “Devemos aumentar a qualidade dos cursos, principalmente nos que possuem nota cinco, e também consolidar a pesquisa e inovação. Os cursos de mestrado e doutorado que temos aqui precisam de apoio e do financiamento adequado para que a gente avance nesta questão. Nosso foco está no futuro”, avaliou. 

Confira a programação

A programação do aniversário teve abertura na noite desta quinta-feira (12) e terá uma semana de atividades alusivas ao aniversário da instituição. 

Até a próxima sexta-feira (20), os três campi universitários Paricarana, Mupuru e Cauamé receberão apresentações musicais, palestras e exposições artísticas.

Nesta sexta-feira (13), ocorre a Caminhada “UFRR 30 anos” com concentração em frente ao Parlatório da UFRR e Yoga na Praça da Pirâmide (Praça Ayrton Senna) no período da tarde. Já no sábado (14), haverá o Concerto Comemorativo aos 30 anos pela Orquestra de Câmara do IBVM e Coral Universitário com Regência do professor Luciano Camargo. A apresentação ocorre no Teatro Municipal de Boa Vista com entrada franca. Ainda, haverá a IV Semana dos Povos Indígenas, lançamento do livro “30 Anos da UFRR”, apresentações culturais e oficinas. A programação completa pode ser conferida no site da instituição.