Cotidiano

UFRR irá ofertar doutorado interinstitucional em Arquitetura

Serão ofertadas 10 vagas para graduados em Arquitetura e áreas afins e que possuam mestrado

Um doutorado interinstitucional em Arquitetura será ofertado pelas universidades federais de Roraima (UFRR) e do Rio de Janeiro (UFRJ). O edital de seleção já está sendo elaborado e o lançamento será feito em abril.

Denominado Dinter Tríplice Fronteira Norte PROARQ-UFRJ/UFRR, o curso será oferecido pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura (PROARQ) da UFRJ, que possui nota 6 no conceito da Capes, sendo o melhor doutorado em Arquitetura do País.

O curso contemplará três linhas de pesquisa: Arquitetura, projeto e sustentabilidade; Cultura, paisagem e ambiente construído; e Restauração e gestão do patrimônio. Serão ofertadas 10 vagas para graduados em Arquitetura e áreas afins e que possuam mestrado. 

Gratuito e com duração de 48 meses, o Dinter será custeado com recursos da UFRR suplementados por emenda parlamentar do deputado federal Haroldo Cathedral.

As inscrições ocorrerão de forma eletrônica no período de 28 de abril a 7 de maio de 2021, com previsão de início em julho de 2021. Para a coordenação local será designada a professora Graciete Guerra da Costa.

De acordo com Marcos Vital, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFRR, “a ação faz parte das estratégias institucionais de qualificação do servidor. Este doutorado atende à demanda do curso de Arquitetura e Urbanismo/UFRR e da comunidade em geral, beneficiando diretamente aqueles que se mostrarem aptos no processo seletivo”.

O Dinter em Arquitetura permitirá qualificar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como a atuação em processos de desenvolvimento da região, contribuindo para a melhoria do espaço construído, complementa o professor.

Outras informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no site do PROARQ.