Cotidiano

Uiramutã sedia 1ª semana do Turismo

O evento ocorrerá entre os dias 12 a 16 de setembro

O fomento às programações e atrativos locais será o ponto-chave da I Semana do Turismo de Uiramutã, que ocorrerá entre os dias 12 a 16 de setembro no município.

Durante os cinco dias de evento haverá a realização de exposições fotográficas, ciclo de palestras e mesas redondas voltadas a temáticas turísticas e de mudanças climáticas, bem como a exibição do documentário “Fire On Ice”, dirigido por Leila Conners.

 “O evento vem pra fortalecer esse nosso entendimento de podermos discutir e propor estratégia e planos, para que também possamos executar, de fato, a política de turismo em nosso município”, disse Elder Silva Marques, secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo de Uiramutã.

O evento tem o apoio do Governo de Roraima, que participará de vários momentos da programação, por meio do Departamento de Turismo, da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo).

No dia 15, a equipe da Secult participará de solenidade na Câmara Municipal de Uiramutã, onde será assinada a lei que regulamenta a atividade de condutor de turismo local nas terras indígenas localizadas no município. Após o ato, haverá ainda pela parte da manhã, debate sobre a política municipal de turismo. Pela tarde, uma mesa redonda sobre experiências em etnoturismo.

 

A LEI

O diretor do Departamento de Turismo da Secult, Bruno Muniz de Brito, explica que a discussão para a sanção da lei envolveu o Governo de Roraima e a prefeitura de Uiramutã, que fez a análise jurídica, uma vez que o município faz parte de terra indígena, além da câmara municipal e várias lideranças de organizações indígenas, protagonistas na nova lei.

“Principalmente porque os condutores locais desse turismo são os próprios indígenas das comunidades, que participam dos planos de visitação, tanto nas comunidades que fazem parte do Centro Regional Indígena Flexal, quanto em outras comunidades como aquelas do Centro Regional Água Fria e aquelas do entorno do município de Uiramutã que venham futuramente a compor seus planos de visitação turística daquelas comunidades”, disse.

De acordo com a coordenadora de Turismo de Uiramutã, Jane Lira Costa, com a sanção da lei, cerca de 200 condutores das comunidades e da sede, já capacitados e certificados, deverão ser beneficiados com liberação para atuação em, pelo menos, dez comunidades indígenas do município, que fazem parte do plano de visitação etnoturísticos dos polos Flexal e Água Fria.

“A secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Uiramutã convidou a todos, em especial os tuxauas e líderes de comunidades mais próximos da sede para participarem, principalmente no dia 15, onde teremos o debate sobre política municipal de turismo e a mesa redonda falando sobre a experiência do etnoturismo em terras indígenas”, explicou a coordenadora.

A Secult também estará presente no ciclo de palestras da Semana de Turismo. No dia 16, o diretor do Departamento de Turismo estará à frente da palestra “Educação Turística Interdisciplinar”, que ocorrerá na Escola Municipal Antônio Rodrigues a partir das 8h30.

“Durante a Semana do Turismo, o município também vai ser visitado pela operadora Criativa Turismo, que está conhecendo os nossos roteiros turísticos no Estado e, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, os técnicos do departamento e a equipe da Criativa estarão no município, nos dias 12 e 13, conhecendo os roteiros, algumas comunidades e estabelecendo parcerias para futuramente trazer os turistas residentes da região Nordeste para o Uiramutã”, complementou Bruno.

 

Confira abaixo a programação da I Semana do Turismo de Uiramutã:

 

Segunda-feira, dia 12:

 

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: Pontos turísticos do Plano de Visitação do Flexal

LOCAL: Prefeitura Municipal de Uiramutã

HORÁRIO: 8h às 17h

 

Terça-feira, dia 13:

 

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: Pontos turísticos do Plano de Visitação do Flexal

LOCAL: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto

HORÁRIO: 8h às 17h

 

Quarta-feira, dia 14:

 

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: Pontos turísticos do Plano de Visitação do Flexal

LOCAL: Secretaria Municipal de Saúde

HORÁRIO: 8h às 17h

 

Exibição do documentário “Fire On Ice” / MESA REDONDA: Mudanças climáticas

PARTICIPANTES: Giovanni Sacramento – Articulador do Selo Unicef / Hueliton da Silveira – Chefe da Área Temática de Gestão Socioambiental

LOCAL: Câmara Municipal de Uiramutã

HORÁRIO: 14h às 17h

 

Quinta-feira, dia 15:

 

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: Pontos turísticos do Plano de Visitação do Flexal

LOCAL: Câmara Municipal de Uiramutã

HORÁRIO: 8h às 17h

 

ASSINATURA DA LEI DE CONDUTOR TURÍSTICO LOCAL

LOCAL: Câmara Municipal de Uiramutã

HORÁRIO: 8h30

 

DEBATE: Política Municipal de Turismo

AUTORIDADES CONVIDADAS: Benísio Roberto de Souza – Prefeito Municipal de Uiramutã / Magnun Cunha – Presidente da Câmara Municipal dos Vereadores / Elder Silva Marques – Secretario de meio Ambiente e Turismo / Osmar Tavares de Melo – Coordenador da Funai-RR / Bruno Dantas Muniz de Brito – Diretor do Departamento de Turismo de Roraima

LOCAL: Câmara Municipal de Uiramutã

HORÁRIO: 9h às 12h

 

MESA REDONDA: Experiências do Etnoturismo em Terras Indígenas

PARTICIPANTES: Havana Maduro – Analista Ambiental do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) / Geovane Oliveira – Secretário de Meio Ambiente e Turismo de Normandia / Enock Raposo – Consultor de etnoturismo do Plano de visitação da Raposa / Karina Stael – Secretária de Meio Ambiente e Turismo de Pacaraima / Clotildo Contrera de Lima – Coordenador do Plano de Visitação de etnoturismo do Bananal / Maria da providência Gonçalves da Silveira – Diretora Presidente da Fundação Municipal de Turismo e Cultura

LOCAL: Câmara Municipal de Uiramutã

HORÁRIO: 14h às 17h

 

Sexta-feira, dia 16:

 

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: Pontos turísticos do Plano de Visitação do Flexal

LOCAL: Escola Municipal Antônio Rodrigues

HORÁRIO: 8h às 12h

 

PALESTRA: Educação Turística Interdisciplinar

LOCAL: Escola Municipal Antônio Rodrigues

HORÁRIO: 8h30

 

PROJETO TURISMO E MEIO AMBIENTE NA ESCOLA: Palestra sobre bens arqueológicos com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e trilha até o paredão das gravuras rupestres (Alunos da Escola Municipal Antônio Rodrigues)

LOCAL: Escola Municipal Antônio Rodrigues

HORÁRIO: 8h30

 

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: Pontos turísticos do Plano de Visitação do Flexal

LOCAL: Escola Estadual Joaquim Nabuco

HORÁRIO: 13h às 17h

 

PROJETO TURISMO E MEIO AMBIENTE NA ESCOLA: Palestra sobre bens arqueológicos com o Iphan e trilha até o paredão das gravuras rupestres (Alunos das Escolas Estaduais Joaquim Nabuco e Indígena Júlio Pereira)

LOCAL: Escola Municipal Antônio Rodrigues

HORÁRIO: 14h