Cotidiano

Um dia após instalação de fios, material é furtado de poço da Caer

Empresa diz que vândalos quebraram caixa de força e furtaram toda a fiação do poço, cujo funcionamento promete acabar com o problema de água de quase 3 mil famílias

Menos de 24 horas depois da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) instalar a fiação elétrica do poço artesiano do bairro São Bento, na zona Oeste, o material foi totalmente furtado, na madrugada deste sábado (18).

Segundo a empresa, vândalos quebraram a caixa de força e furtaram toda a fiação do poço localizado no trecho da Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, entre as ruas Rouxinol e Colibri. A ação causa prejuízos à Caer e compromete o funcionamento do sistema, que dependia apenas da instalação dos medidores da Roraima Energia para ser ativado.

“A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima lamenta que ações como esta prejudiquem a prestação dos serviços e está adotando todas as providências, incluindo o registro de Boletim de Ocorrência, a fim de que os autores sejam identificados e responsabilizados”, disse, em nota, a empresa, que ainda avalia os prejuízos.


Ladrões levaram fios instalados nessa sexta-feira em poço do bairro São Bento (Foto: Divulgação)

O funcionamento do poço promete acabar com a falta de água (ou da fraqueza do fornecimento dela) de 2.837 famílias, sendo 2.277 do bairro São Bento e 560 da Área Especial de Interesse Social Nova Vida, segundo as associações de moradores das localidades. Só a segunda etapa do São Bento está totalmente sem água há dois meses. Enquanto isso, Caer e Roraima Energia travam uma batalha judicial.

Depois da empresa de energia alegar que a Caer deve a ela R$ 354 milhões, como motivo inicial para não realizar a instalação de 143 metros de cabos de média tensão para atender o poço, a companhia de águas entrou na Justiça para exigir o serviço.

Uma decisão judicial determinou prazo de cinco dias para a Roraima Energia fazer a instalação, a empresa recorreu ao pedir 60 dias e conseguiu parcialmente, ao ter o prazo reduzido para 30 dias. O serviço já foi realizado.


Caer fez instalações elétricas finais nesta sexta-feira (18) (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Em 24 horas, esse não foi o furto praticado em poços artesianos. Nessa sexta-feira (17), em plena luz do dia, um poço da Caer, no bairro Centenário, também teve fios elétricos furtados e os moradores da região ficaram sem água.