Cotidiano

Um rompimento de cabo de fibra ótica é registrado ao mês

A Folha de Boa Vista registrou em média um rompimento de cabo de fibra ótica ao mês em Roraima

Mais uma vez, o rompimento de cabo de fibra ótica deixa a internet instável em Roraima nessa segunda-feira (16). A Folha de Boa Vista registrou em média um rompimento de cabo de fibra ótica ao mês em Roraima. De acordo com uma pesquisa realizada pelas matérias publicadas pela Folhaweb, a lentidão dura cerca de duras horas. No mês de dezembro, os registros foram maiores, a lentidão na internet foi observada duas vezes nas últimas duas semanas.

De acordo com uma empresa que fornece serviços de internet domiciliar na capital, o rompimento ocorre na BR – 174,  divisa entre os estados do Amazonas (AM) e Roraima (RR).

De acordo com o analista de sistemas Marcelo Matos, o Boa Vista tem duas saídas de fibras ópticas: uma indo para Manaus, outra indo pela Venezuela. “Quando uma delas falha, todo o tráfego é escoado pela fibra q fica ativa, o q nesses casos ocasiona congestionamento e os usuários experimentam lentidão no acesso a internet” explicou.

Na última semana, ministro Marcos Pontes, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) anunciou uma linha de fibra ótica para transmissão de internet vinda de Georgetown, na Guiana. O início do projeto será nos primeiros meses de 2020, com a licitação da obra. O prazo para entrega só será definido depois da licitação.

Outro lado – Uma equipe foi acionada para solucionar o problema.