Cotidiano

Unidade de Diagnóstico de câncer deve ser inaugurado esse ano

A Unidade vai funcionar no bairro Picumã, na zona Oeste de Boa Vista

As obras já começaram e a previsão é que a Unidade de Diagnóstico Precoce e Tratamento do Câncer em Roraima será inaugurada ainda este ano. A informação é do Deputado Federal Hiran Gonçalves (Progressista), autor da emenda no valor de R$ 30,84 milhões, junto com a ex-senador Angela Portela, que trouxe para Roraima o Hospital de Amor.

O recurso foi repassado para a Fundação Pio XII-Hospital de Amor de Barretos, responsável pelo projeto e execução da obra. A unidade terá alto nível de tecnologia e vai atender as pessoas que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Estamos no momento de uma mudança histórica na saúde pública de Roraima e que vai beneficiar, principalmente, as mulheres acometidas por câncer de mama e de útero”, comemora Hiran Gonçalves, que desde o primeiro mandato como Deputado Federal trabalha para garantir a prevenção e tratamento da doença no estado.

Para a Coordenadora Estadual da Caminhada Passos que Salvam, Fátima Lopes Defante, a inauguração do Hospital de Amor em Roraima vai ajudar no tratamento da doença. “A maior dificuldade em Roraima é o diagnóstico precoce, pois em muitos casos quando o paciente descobre, o câncer já está em estágio muito avançado. Ter uma unidade referência, com uma equipe de profissionais treinada aqui em Boa Vista, e uma unidade móvel para atender a população de todos os municípios vão fazer toda a diferença”.

A Unidade de Diagnóstico Precoce e Tratamento do Câncer em Roraima vai funcionar no bairro Picumã, na zona Oeste de Boa Vista. Mas, uma unidade móvel também vai atender os moradores de todo o estado com realização de biópsias, consultas e pequenos procedimentos cirúrgicos. A Princípio, os atendimentos serão para prevenção do câncer de mama, para mulheres de 40 a 69 anos e câncer de colo de útero, para mulheres de 25 a 64 anos. As unidades vão possuir capacidade para atender 200 mulheres por dia.