Cotidiano

Unidade de saúde promove ação para alertar homens sobre câncer de próstata

Programação alusiva será nesta sexta-feira, 12, a partir das 8h, na UBS Cambará

Em alusão à campanha “Novembro Azul”, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Cambará vai promover nesta sexta-feira, 12, a partir das 8h, um dia de palestras, orientações, atendimento médico e com nutricionista, teste rápido e corte de cabelo ao público masculino. 

A campanha deste mês busca a conscientização e atenção para o combate ao câncer de próstata. Este tipo é o mais comum entre os homens e é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

Com isso, ao longo deste mês, as unidades básicas de saúde de Boa Vista vão reforçar as ações educativas de prevenção ao câncer. Nos dias 17 e 19, será a vez da UBS Arminda Gomes e, no dia 17 também na UBS Pricumã, a partir das 8h.  

Além dessas, as demais unidades farão ações educativas em dias e horários diferenciados.

Câncer de próstata

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.