Cotidiano

Universidade Estadual retoma aulas de forma não presencial

Objetivo é minimizar os prejuízos pedagógicos e educacionais causados pela pandemia do novo coronavírus

A Universidade Estadual de Roraima (UERR) anunciou que vai retomar as aulas, de forma não presencial, a partir do dia 20 de julho. Medida tem o objetivo de minimizar os prejuízos pedagógicos e educacionais causados pela pandemia do novo coronavírus.

Conforme a resolução nº 01/2020, que regulamenta o regime acadêmico especial, os professores terão que adotar alternativas pedagógicas não presenciais e escolher o método mais adequado.

Entre as sugestões estão conteúdos organizados em ambientes virtuais de aprendizagem, videoaulas, aulas remotas por meio de aplicativos de videoconferência, redes sociais, correio eletrônico, blogs interativos, materiais impressos ou disponibilizados com orientações pedagógicas de leituras, pesquisas, atividades, trabalhos e exercícios; e outras atividades virtuais.

Os alunos serão informados da metodologia adotada e os procedimentos que devem ser seguidos. Alguns dos critérios que precisam ser mantidos são a disponibilização das aulas no mesmo período/turno em que o acadêmico foi matriculado e o acesso livre ao material, caso o aluno não puder acompanhar o conteúdo ao vivo.

As atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão que eventualmente não puderem ser realizadas por meio de atividades não presenciais deverão ser reprogramadas para reposição ao término do período de distanciamento social. As qualificações e defesas de TCCs dos cursos de graduação e TCCs, dissertações e teses dos cursos de pós-graduação devem ser organizadas de modo a serem realizadas, durante o período de distanciamento social, através de webconferência ou videoconferência.

A informação é que o presidente do Conselho Universitário da Uerr, reitor Regys Freitas, já encaminhou para publicação no Diário Oficial do Estado a resolução Ad Referendum, determinando o retorno das aulas no dia 20 de julho. Outras informações podem ser acessadas no site da Uerr.