Cotidiano

Usina Jaguatirica II recebe autorização da Aneel para iniciar operações

Autorização vai permitir que a primeira unidade geradora, inicialmente, funcione com capacidade de 48,653 MegaWatts

A Usina termelétrica Jaguatirica II, localizada na região do Bom Intento, zona Rural de Boa Vista, recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para começar a operação comercial.

A autorização publicada nessa terça-feira, 15, vai permitir que a primeira unidade geradora, inicialmente, funcione com capacidade de 48,653 MegaWatts. 

Com a capacidade máxima de 140, 834 MegaWatts, a Usina termelétrica Jaguatirica II, inaugurada no dia 29 de setembro pelo presidente da república, Jair Bolsonaro (PL), funciona movida a gás natural e é considerada uma importante geradora de energia, que pode sanar a instabilidade energética do estado, uma vez que é o único da federação brasileira não ligado ao Sistema Nacional de Energia.

De acordo com a Eneva, a termelétrica é capaz de atender mais de 80% do consumo do estado e marca o início da efetiva mudança da matriz elétrica de Roraima, a partir da substituição da geração a diesel, mais cara e poluente.

Nos próximos meses, outras unidades geradoras estão previstas para iniciar operação comercial no estado de Roraima, o que, segundo a companhia, vai ajudar na redução de custos da energia e de emissão de poluentes.