Cotidiano

Usuários devem ficar atentos a golpes com o pagamento via PIX

O golpe inicia quando criminosos invadem o WhatsApp da vítima e ativam uma nova conta em outro celular para envio de mensagens

O PIX tem sido o meio de pagamento eletrônico do Brasil mais utilizado por milhões de brasileiros. Mas, o que tem facilitado a vida das pessoas e as transferências bancárias, agora também virou alvo dos golpistas.

O golpe inicia quando criminosos invadem o WhatsApp da vítima e ativam uma nova conta em outro celular para envio de mensagens. Depois pedem para a vítima acessar um link ou passar o número da chave PIX para “confirmar a transação” e fazer a transferência. Com isso, os golpistas conseguem sacar ou movimentar a quantia desejada rapidamente, sem dar chance de pedir o cancelamento da operação.

A secretária-executiva do Procon Boa Vista, Sabrina Tricot, alertou que esse tipo de transação, que não utiliza plataformas bancárias, torna mais difícil a rastreabilidade do dinheiro e o ressarcimento. Mas, alguns bancos, em razão de suas políticas, em determinadas situações, podem ressarcir o valor.

“O consumidor deve conhecer muito bem o funcionamento do PIX e ter muita cautela antes de efetuar qualquer transação eletrônica. Uma dica é não acessar links de sites desconhecidos ou aplicativos supostamente associados aos PIX, sem que possuam uma plataforma exclusiva”, disse Sabrina.

A chave do PIX é o suficiente para concretizar uma transação. O App de mensagem é utilizado apenas para estabelecer a comunicação com a vítima. Como a maior parte das transferências ocorre por, no máximo, dez segundos, o golpe se torna irreversível.

“Os criminosos só precisam de 10 segundos para roubar os dados de suas vítimas. A orientação é recusar toda ligação que chega do próprio número de telefone e o caso relatado, imediatamente, aos contatos e amigos e, por fim, não esquecer de registrar um B.O. na delegacia mais próxima”, disse a secretária-executiva.

Outra medida importante é checar sempre a autenticidade do solicitante, antes de concluir a transação, para não cair em golpes. Pois, considerando que na maioria dos casos, os bancos se recusam a devolver o dinheiro, por entender que o próprio cliente autorizou a transferência.

O Procon Boa Vista ainda ressaltou que as empresas não costumam divulgar seus comunicados em qualquer plataforma, e sim, por meio de canais oficiais já utilizados por clientes, como o App do celular, o internet banking ou terminal eletrônico da agência.

O que fazer após constatar o golpe – O primeiro procedimento a ser feito é entrar em contato, imediatamente, com a instituição financeira, que recebeu o pagamento. Caso a instituição não dê tratamento adequado à reclamação, deve entrar em contato com o Banco Central do Brasil, pelo telefone 145, para informar sobre o ocorrido e não esquecer de fazer Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima.

O consumidor que necessitar obter mais informações ou tirar suas dúvidas, poderá solicitá-las pelo e-mail do Procon Municipal de Boa Vista, [email protected], no Portal do Cidadão da Prefeitura de Boa Vista http://portalcidadao.prefeitura.boavista.br/ ou pelos telefones: (95) 98400-4997, (95) 98400-5720, (95) 98400-3101 e (95) 98400-4627, no período das 8h às 14h.