Cotidiano

Usuários devem ficar atentos a golpes em aplicativos de vendas

O delegado geral da Polícia Civil, Herbert Amorim, informou como alguns golpes têm sido aplicados em Roraima, e como as pessoas podem denunciar

Por pouco uma família não caiu em um golpe praticado através de um aplicativo de vendas após ter colocado um anúncio para a venda de uma motocicleta.

Uma mulher, que prefere não se identificar, colocou á venda uma motocicleta em um aplicativo, e de acordo com ela, um homem que se identificou como sendo advogado, demonstrou interesse em adquirir o veículo.

“Eles disse que a moto seria comprada por ele, para repassar a um cliente que havia ganhado uma causa na justiça, só que o dinheiro cairia na conta apenas após 60 dias, e que então ele teria se disponibilizado a comprar a moto na intenção de receber do cliente após esse período”, relatou.

Ainda de acordo com a mulher o homem solicitou o seu endereço e o número da conta bancária para que o valor da motocicleta fosse pago.

“Após ele me pedir esses dados, começou a vir pessoas em nome dele dizendo que queriam ver a moto e que estava no valor de R$ 4mil, sendo que eu estava vendendo pelo valor de R$6.500, todos me diziam a história, e pediam um adiantamento de mil reais em conta. Provavelmente ele já deve ter conseguindo uma vítima”, acrescentou.

Delegado alerta para golpes em redes sociais

O delegado geral da Polícia Civil, Herbert Amorim, informou como alguns golpes têm sido aplicados em Roraima, e como as pessoas podem denunciar.

“Os estelionatários utilizam de várias formas para praticar o golpe, e o mais usual é aquele em que a pessoa fornece o código de segurança que o estelionatário enviou para o celular após perceber que a vítima fez um anúncio de venda”, informou.

“Eles enviam para o celular que está descrito no anúncio, um código informando que seria de validação do anúncio, e solicita que a pessoa encaminhe de volta o código, nesse momento, automaticamente após a pessoa enviar o código, eles conseguem captar as informações e os contatos do celular da vítima passam para o celular do estelionatário”, explicou.

Ainda de acordo com Herbert ativar os suportes de segurança nos celulares são formas eficientes de combater crimes virtuais.

“A forma de prevenir contra esse golpe é ativar dentro do Whastapp a opção de segurança, onde você insere duas senhas. A outra coisa que deve ser feita, é em casos que alguém peça dinheiro emprestado, é que a pessoa ligue imediatamente, seja quem for, verifique antes de fazer a transferência, pois uma vez concluída a transação o valor é dificilmente reembolsado”, acrescentou.

De acordo com o delegado, a vítima pode realizar boletim de ocorrência em www.pcrr.gov.br, relatando o que aconteceu, o número da pessoa que está tentando aplicar o golpe e o caso será investigado.