Cotidiano

Usuários preferem aplicativo de transporte do que ter veículo próprio

Economia fez com que roraimenses preferissem utilizar aplicativos de transporte a recorrer a taxis ou ônibus.

65% dos Brasileiros preferem utilizar aplicativos de transporte a recorrer a um taxi ou ônibus para se locomover pelas cidades. Os dados que foram divulgados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), também registra que 77% dos consumidores são jovens entre 18 a 34 anos de idade e aponta mudanças no comportamento do consumidor adepto às novidades.

Em Boa Vista, ainda não se tem uma pesquisa que mensure o comportamento do consumidor local, mas alguns aplicativos oferecem preços especiais para estudantes e até descontos exclusivos sem oscilação de preços. As vantagens tem chamado a atenção dos usuários que deixaram até mesmo sonhos de adquirir o veículo próprio pela comodidade de usar o aplicativo sempre que precisar.

Farley Santos utiliza o serviço de aplicativo de transportes há mais de dois anos e para ele as vantagens compensaram a venda do carro. Os gastos por mês com combustível chegavam a quase R$ 500 reais, e com a utilização do aplicativo foi possível um controle maior de gastos.

“Meu objetivo era a compra de um carro zero km, mas as parcelas estavam fora da minha realidade financeira. Como meu trabalho não é tão longe da minha casa, comecei a utilizar o aplicativo e calculei os custos. Na minha avaliação é mais vantajoso gastar apenas com as corridas que chegam até 18 reais no final da semana. Quando é viável vou até de bicicleta, mas o aplicativo é sempre minha primeira opção, explicou.

Francisco Neto também optou pela utilização do aplicativo e, de acordo com ele, já chegou a economizar R$ 1 mil reais em um mês apenas se locomovendo com a ajuda do serviço.

“A principal vantagem dos aplicativos é a economia. Com a utilização do aplicativo deixo de gastar com gasolina, parcelas de um carro e impostos. Ainda existe a comodidade de que os motoristas podem ir até a porta da residência ou trabalho por exemplo. Nós queremos muito além de conforto e facilidade, queremos preços mais justos nos transportes. Os taxis não oferecem essas vantagens, tampouco o ônibus coletivo”, avaliou.

Motorista de um dos aplicativos ativos em Boa Vista, Giovanny Barbosa explica os motivos que o levaram a aderir à profissão. “Vi no aplicativo uma oportunidade de geração de renda. Estou há três meses na profissão e investi na compra de um carro novo porque sei que a apresentação conta muito nas avaliações do cliente”, disse.

Para o educador financeiro Kildo Neto, a opção pela utilização dos serviços de transporte por aplicativos reflete o perfil moderno do consumidor.

“Há uma certa facilidade em optar pela locomoção por aplicativos. Aquilo que seria investido em combustível ou pagamento de um carro podem ser substituídos por ter um motorista que buscam onde e quando a pessoa quiser. O poder aquisitivo também mudou. Se não é possível a compra de um automóvel, nos adequamos a meios de transportes mais em conta e que possuam algum conforto. Há também a possibilidade do motorista complementar sua renda ou até viver somente prestando serviços pelos aplicativos. Esse é o Brasileiro sempre se reinventando em meio à crise financeira”, concluiu.

Aplicativo terá até mesmo serviço de frete

O empresário Alair Gonçalves trouxe para Boa Vista uma das opções de aplicativo chamado Mobilidade Urbana do Brasil (MUB), ideia que surgiu em Porto Velho e que hoje já atende diversas cidades. O aplicativo gerou emprego a mais de 400 motoristas em menos de 44 dias de funcionamento.

“Antes de implantar o MUB, fizemos uma pesquisa para saber qual era o nosso perfil de clientes e constatamos que o público alvo seriam jovens e estudantes que são pessoas que gastam com material de estudo, transporte coletivo e lazer. Ao solicitar a corrida é possível escolher a opção estudante ou passageiro normal para gerar os descontos”.

Gonçalves também falou sobre as novidades para Boa Vista. Nas próximas semanas o aplicativo ganhará o serviço de frete para atender a população que precisa de caminhonetes para deslocar grandes objetos e outros itens.

“O MUB utilitários será uma alternativa para quem quer carregar mudanças, por exemplo. Serão 120 caminhonetes à disposição, sempre visando custos justos”, explicou.

Outro serviço popular feito por aplicativo são os de entrega de comida, uma espécie de moto táxi que substitui o entregador fixo da empresa por motoristas de aplicativos por custos mais justos ao restaurante cadastrado no serviço e ao cliente.