Cotidiano

Usuários reclamam de superlotação e redução na frota de ônibus

Passageiros procuraram a FolhaBV para informar que nos últimos dias, essa quantidade de ônibus não tem sido suficiente para atender a demanda

Quem utiliza o transporte coletivo em Boa Vista, percebeu que após o início do distanciamento social, a quantidade de ônibus circulando na capital diminuiu cerca de 50%.

Passageiros procuraram a FolhaBV para informar que nos últimos dias, essa quantidade de ônibus não tem sido suficiente para atender a demanda, o que tem gerado superlotação em algumas linhas nos horários de pico.

“A prefeitura reduziu os ônibus, mas o povo continua precisando ir trabalhar, então estamos andando com ônibus lotado, isso sim é um problema de saúde pública”, disse um dos passageiros que preferiu não se identificar.

Outra usuária de transporte público, questionou sobre a limpeza feita dentro dos ônibus.

“Percebi que não está sendo feita com frequência a higienização na parada feita nos terminais, onde é feita a troca dos usuários”, disse.

PREFEITURA DE BOA VISTA- A FolhaBV entrou em contato com a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional- EMHUR que informou que dada a redução de mais de 70% dos usuários do transporte coletivo, foi necessário reduzir a circulação da frota em 50%, para conseguir manter a continuidade da prestação do serviço pelo maior tempo possível.

 

Segundo a nota, durante esse período de isolamento social, os ônibus têm circulado vazios, com exceção do dia de ontem, 31.03.2020, que em razão do pagamento do Programa Bolsa Família e do FGTS, houve aumento no descolamento de pessoas pela cidade, que ocasionou igualmente o aumento da procura pelo transporte público.

 

De acordo com a nota a EMHUR tomou conhecimento do fato de que uma linha específica de ônibus circulou sem respeitar a capacidade máxima permitida pelo Decreto, e, imediatamente as medidas coercitivas e preventivas foram tomadas.

 

A EMHUR informou ainda que deslocou os agentes de fiscalização de transporte para locais estratégicos  da cidade, com objetivo de fiscalizar o controle de lotação máxima no transporte público. Estando o veículo fora da capacidade permitida, a empresa será notificada e não poderá prosseguir a viagem até que chegue outro veículo para efetiva distribuição de passageiros.

 

A nota esclarece que a limpeza da frota foi intensificada, e, durante os percursos também são realizadas as limpezas das barras de apoio, portas, assentos e janelas com álcool gel.

 

Ressalta ainda que é necessário também que a população faça a sua parte, se mantendo em casa quando possível e adotando as medidas de prevenção amplamente divulgada nas mídias.