Cotidiano

Vacina Astrazeneca está em falta em Boa Vista e Caracaraí

A Sesau esclareceu que os municípios utilizaram as vacinas de forma inadequada, o que causou o desabastecimento

A população que tem ido aos postos de vacinação contra a covid-19 tomar a segunda dose da AstraZeneca não está conseguindo se vacinar. O motivo é a falta do imunizante em Boa Vista

A informação foi confirmada pela Prefeitura de Boa Vista. A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que está sem o imunizante AstraZeneca para aplicação da 1ª e 2ª dose. 

Esclareceu ainda que já entrou em contato com o Estado e Ministério da Saúde para viabilizar mais imunizantes e aguarda retorno. “A vacinação continua ocorrendo normalmente com a vacina Coronavac e Pfizer”, disse a Secretaria Municipal de Saúde.

Por outro lado, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informou que a AstraZeneca está faltando somente na Capital e em Caracaraí, que foram os dois municípios que já receberam 100% de vacinas para a aplicação de primeira e segunda doses.

A Sesau esclareceu que os municípios utilizaram as vacinas de forma inadequada, o que causou o desabastecimento.  

A secretaria reitera que diante do fato informado pelos dois municípios foi feita nesta segunda-feira,18, uma solicitação ao Ministério da Saúde de doses extras e está aguardando resposta do Ministério.

A Sesau reforça que em toda pauta de distribuição de vacinas, o NEPNI sempre orienta e reforça junto aos municípios que não utilizem as vacinas reservadas para aplicação de segunda dose como primeira, justamente para evitar o desabastecimento.