Cotidiano

Vacina britânica mostra 90% de eficácia contra o novo coronavírus

A AstraZeneca diz que terá 200 milhões de vacinas até o final deste ano

A rede farmacêutica britânica AstraZeneca anunciou nesta segunda-feira (23), que a vacina contra o novo coronavírus desenvolvida por eles na Universidade de Oxford tem 90% de eficácia e sem efeitos colaterais graves.

Segundo os dados da farmacêutica, nenhum efeito grave de segurança relacionado à vacina foi confirmado.

Eles disseram que a eficácia da vacina foi bem tolerada a partir das dosagens que caiu para 62% quando aplicada em duas doses integrais em vez de meia dose na primeira aplicação dela.

A AstraZeneca diz que terá 200 milhões de vacinas até o final deste ano, com 700 milhões de doses prontas globalmente até o fim do trimestre de 2021.

De acordo com os cientistas, a vacina da AstraZeneca pode ser distribuída com mais facilidade porque ela é mantida em refrigerador, ao contrário dos outros imunizantes feitas pela Pfizer e Moderna que são outras redes de farmácia que também estão desenvolvendo vacina contra o Covid-19, que precisam ser armazenadas congeladas.

O Ministério da Saúde do Brasil tem acordo para comprar doses da vacina AstraZeneca assim como a futura transferência da produção da vacina para uma produção local feita na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Com informações do portal Agência Brasil.