Cotidiano

Prefeitura disponibiliza vacina meningocócica à crianças de 11 e 12 anos

A prefeitura informou que dispõe de uma pequena quantidade de doses da vacina, com vencimento para o mês de julho. Portanto, não há necessidade, até o momento, de vacinar outros públicos

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacina Meningocócica, conjugada tipo ACWY, está disponibilizada no calendário básico de vacina desde 2020, para crianças na faixa etária de 11 e 12 anos de idade. O imunizante pode ser encontrado nas unidades básicas de saúde do município.

Esclareceu que, conforme o oficio ministerial nº 580/2021/CGPNI/DEIDT/SVS/MS, caso os municípios tenham uma grande quantidade de doses em estoque com vencimento no mês junho, podem criar estratégias de vacinação para outros públicos utilizando os lotes com vencimentos no mês supracitado para evitar desperdícios.

“Porém o município de Boa Vista dispõe de uma pequena quantidade de doses dessa vacina com vencimento para o mês de julho, ou seja, não havendo necessidade, até o momento, de vacinar outros públicos”, informou a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Saiba mais sobre a vacina meningocócica

O que previne:

Meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Do que é feita:

Trata-se de vacina inativada, portanto, não tem como causar a doença.

Contém antígenos das cápsulas dos meningococos dos sorogrupos A, C, W e Y conjugados a uma proteína que, dependendo do fabricante, pode ser o toxoide tetânico, diftérico, ou o mutante atóxico da toxina diftérica, chamado CRM-197. Pode conter também sacarose; trometamol; fosfato de potássio diidrogenado; cloreto de sódio; fosfato de sódio diidrogenado monoidratado; fosfato dissódico hidrogenado diidratado; cloreto de sódio e água para injeção.

Indicação:

Para crianças a partir de 2 meses e adolescentes.

Para adultos e idosos com condições que aumentem o risco para a doença meningocócica ou de acordo com a situação epidemiológica.

Para viajantes com destino às regiões onde há risco aumentado da doença.

Contraindicação:

Pessoas que tiveram anafilaxia após o uso de algum componente da vacina ou após dose anterior.

Esquema de doses:

As sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam o uso rotineiro dessa vacina para crianças e adolescentes. Na impossibilidade de usar a vacina ACWY, deve-se utilizar a vacina meningocócica C conjugada.

Para crianças, a vacinação de rotina deve iniciar aos 3 meses de idade com duas doses no primeiro ano de vida (dependendo das recomendações das bulas) e reforços entre 12 e 15 meses, entre 5 e 6 anos e aos 11 anos de idade. 

Para adultos, dose única, a depender de risco epidemiológico ou condição de saúde.

Via de aplicação:

Exclusivamente pela via intramuscular profunda.

Cuidados antes, durante e após a vacinação:

Não são necessários cuidados especiais antes da vacinação.

Em caso de febre, deve-se adiar a vacinação até que ocorra a melhora.

Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação. Em casos mais intensos pode-se usar medicação para dor, sob recomendação médica.

Qualquer sintoma grave e/ou inesperado após a vacinação deve ser notificado ao serviço que a realizou.

Sintomas de eventos adversos persistentes, que se prolongam por mais de 24 a 72 horas (dependendo do sintoma), devem ser investigados para verificação de outras causas.

Pode ser aplicada no mesmo momento em que a vacina meningocócica B.

Efeitos e eventos adversos:

Em 10% dos vacinados ocorrem: inchaço, endurecimento, dor e vermelhidão no local da aplicação; perda de apetite; irritabilidade; sonolência; dor de cabeça; febre; calafrios; cansaço; e dor muscular. Entre 1% e 10% dos vacinados apresentam sintomas gastrintestinais (incluindo diarreia, vômito e náusea); hematoma grande no local da aplicação; erupções na pele e dor nas articulações. Em 0,1% a 1% dos vacinados ocorrem: insônia; choro persistente; sensibilidade diminuída da pele no local da aplicação; vertigem; coceira; dor muscular; dor nas mãos e pés e mal-estar. Em 0,01% a 0,1%, principalmente em adultos, acontece inchaço extenso no membro em que foi aplicada a vacina, com frequência associado à vermelhidão, algumas vezes envolvendo a articulação próxima ou inchaço de todo o membro.

As reações tendem a desaparecer em até 72 horas.

Onde pode ser encontrada:

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para crianças de 11 e 12 anos.

Fonte: Sociedade Brasileira de Infectologia