Cotidiano

Vacinação contra a Covid-19 inicia para profissionais de saúde

O primeiro a ser vacinado foi o profissional de farmácia, Edilson Cândido, de 42 anos. Veja vídeos

Os primeiros profissionais de saúde receberam a vacina contra a covid-19 nessa quarta-feira (20) no Hospital Geral de Roraima. O primeiro a ser vacinado foi o profissional de farmácia, Edilson Cândido, de 42 anos.

“Primeiro, como profissionais da saúde temos que informar a população sobre a importância da vacinação e combater as notícias falsas que vem surgindo. E acreditar e dessa forma juntos conseguirmos vencer a pandemia” relatou. 

Além dele, o médico infectologista Domingos Sávio foi um dos que foram vacinados. Atuando desde o início contra a pandemia, o médico disse que se sentiu emocionado.

“Todos os dias atendendo pacientes com covid, inclusive eu já tive covid no ano passado. Hoje é uma esperança para dias melhores dessa pandemia. Vamos reduzir os casos e com isso evitar as mortes” relatou.

A coordenadora geral de Vigilância em Saúde, Valdire Oliveira, explica que o trabalho realizado no HGR é uma demonstração para os trabalhadores da saúde serão vacinados. “Vamos iniciar as vacinas amanhã pela manhã. As equipes já estarão aplicando as doses pelos setores. Por sugestão da direção, vamos setorizar para que os profissionais não precisarem se locomover e evitar aglomeração. A nossa intenção é deixar todo mundo ciente de que serão vacinados. A expectativa é de vacinar cerca de 4 mil servidores no HGR entre servidores e trabalhadores terceirizados”, afirmou.

As primeiras doses da vacina contra a COVID-19 começaram a ser distribuídas para Boa Vista e demais municípios. As vacinas que estavam armazenadas no Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI) atenderão o público alvo definido como prioritário pelo MS (Ministério da Saúde).

A distribuição das vacinas ocorreu em Boa Vista no fim da tarde de terça-feira, com a entrega de 10.694 doses para o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Centro Norte (Cerest) e vai atender os trabalhadores da saúde e idosos institucionalizados.

 Para a população indígena do Dsei Leste foram distribuídas cinco mil doses e mais mil e quatrocentas para o Dsei Yanomami, de acordo com a capacidade de armazenamento.

Leia mais: