Cotidiano

Vacinação de animais continua no sábado

Quase 5 mil animais foram vacinados no primeiro dia de campanha

Começou neste sábado, 7, a campanha de vacinação antirrábica em 15 bairros da capital. Cães e gatos a partir de três meses devem receber a vacina. As equipes vacinaram 4.868 animais entre cães e gatos, sendo 1.910 cães, 2.131 cadelas, 383 gatos, 344 gatas. A campanha vai até o dia 28 e será realizada aos sábados, em bairros diferentes, tanto em escolas, unidades básicas de saúde, praças e equipes volantes.

O casal de dentistas Carla Lima e Raimundo Oliveira mora no Paraviana e aproveitou para levar o Sebastian, um labrador de cinco anos para se vacinar.

 “Eu acho bem importante essa iniciativa da prefeitura, o Sebastian veio pela primeira vez esse ano participar da campanha. Antes a gente levava em consultório veterinário, mas agora vamos aderir a essa iniciativa, que é bem próximo de casa, já facilita bastante, parabéns pela iniciativa”, agradece Carla.

A pequena Maria Luiza Rodrigues de sete anos mora ao lado da unidade básica de saúde do 31 de março e estava eufórica para levar as gatinhas Bibi e Baby para vacinar. As gatas foram resgatadas na rua e ela disse que gosta de cuidar das bichinhas. “Tem que vacinar elas, são muito novinhas e assim elas não ficam doentes, eu sempre ajudo a minha avó a cuidar delas e brinco muito com elas”.

A veterinária Conceição Sales da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) avalia o primeiro dia como positivo. “Nós estamos satisfeitos atingimos a meta do primeiro dia, queremos chamar a atenção que durante todo o mês de setembro estaremos em bairros diferentes com as ações de vacinação contra a raiva, para evitar a doença que é fatal. Além das ações de campanha, a vacina está disponível no centro de zoonoses, durante toda semana, em horário comercial”.

Confira a relação dos locais da vacinação no próximo sábado (14).