Cotidiano

Vacinação de crianças não será exigida na volta às aulas da rede estadual

Para evitar o contágio da covid-19, as escolas deverão seguir as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde como o uso de máscara e o distanciamento social

A volta às aulas nas escolas da rede estadual de ensino está programada para o dia 7 de fevereiro. Com a recente liberação da vacina contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, e anteriormente para o público de 12 a 17 anos, muitos pais e responsáveis estão na dúvida se a imunização será exigida para o retorno.

Em entrevista ao programa Agenda da Semana, na Rádio Folha FM 100.3, o governador Antonio Denarium afirmou que não será exigido o comprovante de vacinação dos alunos, porém, ressaltou a importância da imunização. 

“Que fique bem claro mais uma vez, a vacina contra a covid-19 não é obrigatória. O que o Governo tem feito é um trabalho de esclarecimento e de convencimento para que as pessoas se vacinem. A única forma de conter o vírus é por meio da vacina. Eu tomei as duas doses e mês que vem tomarei a terceira. Fui contaminado alguns dias atrás e os sintomas foram leves, diferente da maioria dos internados que não tomaram vacina”, pontuou. 

Apesar da não exigência de comprovação de vacinação contra a covid-19, as escolas vão seguir as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde para evitar a contaminação. “A orientação é retornar às aulas com segurança, mantendo o distanciamento entre os alunos, uso de máscara e álcool em gel. Também estamos usando a metodologia de turmas alternadas, quando metade da turma assiste aula em um dia e a outra metade no outro, para garantir distanciamento”, disse o governador.

O retorno às aulas presenciais já havia sido recomendado pela Promotoria de Justiça de Direito à Educação do Ministério Público de Roraima (MPRR), no dia 19 de janeiro, às secretarias de Estado da Educação, Secretaria Municipal de Educação de Boa Vista e ao Sindicato das Escolas Particulares. Conforme a medida, caso haja necessidade epidemiológica, as aulas deverão ser suspensas.

As aulas presenciais foram suspensas em março de 2020, no início da pandemia de covid-19, passando para a metodologia do ensino remoto para garantir a continuidade do ano letivo de 2021. Com a redução no número de casos e de internações, seguindo as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde para evitar o contágio da doença, o retorno presencial aconteceu no dia 20 de setembro. 

Naquele primeiro momento, retornaram às salas de aula apenas os alunos do ensino médio e do terceiro segmento da Educação de Jovens e Adultos. No dia 27 de outubro voltaram ao ensino presencial os alunos do ensino fundamental.