Cotidiano

Vacinação em comunidades indígenas deve imunizar 4 mil bovinos

A vacinação é coordenada pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smaai)

A segunda etapa da vacinação contra febre aftosa nas comunidades indígenas de Boa Vista segue até o dia 29 de outubro. A meta é atingir cerca de quatro mil animais, em 17 localidades.

A comunidade do Truaru da Cabeceira foi a primeira a receber a imunização do rebanho bovino. A vacinação é coordenada pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smaai), composta por um médico veterinário e técnicos agropecuários. “A cobertura vacinal garante um rebanho livre de doenças infectocontagiosas, uma vez que as enfermidades são um problema econômico, se o animal adoecer atinge todo o rebanho”, afirmou o secretário Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Adjunto.

A Prefeitura de Boa Vista fornece e aplica a vacina de forma gratuita. Além disso, as equipes também fazem a vermifugação do gado para o controle de verminoses e a vacinação contra a brucelose, que exigem a atuação de profissional treinado, para evitar qualquer tipo de contaminação no rebanho. A vacina contra a brucelose é adquirida pelos criadores. O técnico responsável apenas faz a aplicação.

Na primeira etapa da campanha foram imunizados mais de 3.400 animais.

Confira a programação da Vacinação contra a Febre Aftosa

26/10

Manhã – Comunidade Campo Alegre

Tarde – Comunidade Vista Nova

27/10

Manhã – Comunidade Mauixi

Tarde – Comunidade Três Irmãos

28/10

Manhã – Comunidade Vista Alegre

Tarde – Comunidade São Marcos

29/10

Manhã – Comunidade Darôra e Teiu