Cotidiano

Vacinação para adolescentes de 12 a 18 anos inicia em agosto

Anúncio foi feito pelo governador Antonio Denarium nesta segunda-feira, 12, com objetivo de retornar as aulas presenciais

A partir do mês de agosto começa a vacinação de adolescentes entre 12 e 18 anos com comorbidades em Roraima. A informação foi anunciada pelo governador Antonio Denarium (sem partido) nesta segunda-feira, 12.

Segundo o Governo, Roraima será o quarto estado a vacinar adolescentes, além de São Paulo, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul. A decisão de liberar os municípios para iniciar a vacinação nessa faixa etária visa o retorno seguro às aulas escolares e a aceleração da imunização da população.

Roraima já recebeu 362.790 vacinas e já foram distribuídas 343.551 doses, mais de 94% do total de vacinas recebidas. Até o momento, 248.824 vacinas foram aplicadas, sendo que 175.256 pessoas tomaram a primeira dose e 66.404 tomaram a segunda dose. Somente a capital Boa Vista, já recebeu 189.760 vacinas, mais de 52% do total, das quais 144.748 foram aplicadas e 45.012 estão em estoque.

“Temos trabalhado em todas as frentes para diminuir os impactos da pandemia.  Além disso, precisamos acelerar o ritmo da vacinação e fazer com que as vacinas cheguem onde devem estar, que é no braço de cada cidadão. Por isso vamos reforçar o cronograma de entrega para que cada município faça a sua parte e alcance também os nossos jovens”, enfatizou o governador Antonio Denarium.

De acordo com o secretário de saúde, Airton Cascavel, essa é uma medida fundamental para garantir uma resposta mais forte contra a pandemia, uma vez que os dados mostram o quanto a vacinação tem sido importante, a nível mundial, para a redução de óbitos.

“A decisão foi tomada com muita responsabilidade e avaliação técnica. E isso é muito importante pois teremos a chance de proporcionar a segurança que os nossos estudantes e pais precisam para o retorno seguro e tranquilo às aulas. Além disso, estamos seguindo bem na imunização, mas podemos avançar ainda mais, assim como outros estados que já estão vacinando adolescentes e percebendo o resultado positivo”, esclareceu.

Valdirene Oliveira, Coordenadora Geral de Vigilância em Saúde, explicou que a ampliação das faixas etárias é possível ser feita em virtude do envio contínuo de vacinas pelo Ministério da Saúde.

“Temos recebido vacinas toda semana, dos principais laboratórios que tem produzido em massa os imunobiológicos. Então é natural que Roraima, assim como outros estados, avance cada vez mais. É importante reforçar também que o Núcleo Estadual do PNI tem feito semanalmente o repasse de vacinas para todos os municípios para que todas as salas de vacina tenham imunizantes suficientes para manter a imunização e esse trabalho integrado tem garantido o avanço em alguns municípios do interior como Pacaraima, Rorainópolis e Bonfim, que já estão vacinando pessoas com mais de 18 anos sem comorbidades”, reforçou.