Cotidiano

Varas da Infância e Juventude realizam atendimentos em posto da Acolhida

No local, população pode participar de audiências e acessar serviços como regularização de documentos e autorização de viagens

A luta pelos direitos de crianças e adolescentes ganhou mais um aliado, com a inauguração de um polo do programa Justiça Integral no Posto de Triagem da Operação Acolhida, no bairro 13 de Setembro. 

No local foi instalada uma sala para atendimentos e audiências da 1ª e 2ª Varas da Infância e da Juventude. Isso dará vazão à crescente demanda processual por guarda de crianças e adolescentes, acolhimento institucional, saúde, regularização documental e autorização de viagens. 

A sala no posto da Operação Acolhida foi estruturada com equipamentos que permitem a realização de audiências, inclusive com tradução em espanhol. Uma das primeiras atendidas foi a venezuelana Saray Zea, que conseguiu agilizar a busca por documentos da filha. 

“Aqui é mais perto. Ficou ótimo esse escritório aqui, pois agora a gente pode fazer as coisas mais rápido”, explicou. 

A medida atende a esta demanda específica, mas beneficia todos que precisam de atendimentos nas Varas da Infância e Juventude, uma vez que torna os atendimentos mais rápidos de uma maneira geral. 

“É uma forma de dar celeridade, de fazer realmente a efetividade da justiça para esse público que precisa da solução o quanto antes, especialmente de regularização documental, de guarda, de autorização de viagens, todos aqueles processos que são de competência das Varas da Infância e Juventude”, explicou o juiz Marcelo Lima de Oliveira, coordenador da Infância e Juventude no TJRR.  

JUSTIÇA INTEGRAL

Este é o segundo polo do projeto Justiça Integral, que busca levar os atendimentos para mais perto da população, além dos fóruns.  Além da Operação Acolhida, outro posto do programa funciona na Casa do Cidadão, bairro Senador Hélio Campos, onde a população tem acesso aos serviços judiciários de maneira facilitada. Nestas unidades, a população pode participar de audiências judiciais, emitir certidões, consultar processos e ajuizar ações cíveis de competência dos juizados especiais.