Cotidiano

Entenda como é calculado o valor do IPVA conforme a tabela Fipe

Secretário da Fazenda em Roraima explicou como funciona a porcentagem do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e negou aumento

Com a divulgação do aumento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2022, muitos motoristas ficaram sem entender o motivo do reajuste. Para explicar a mudança no valor que vai afetar diretamente o bolso dos brasileiros, a FolhaBV conversou com o titular da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-RR), Marcos Jorge, e ele detalhou com funciona a porcentagem do imposto. Veja o calendário de pagamento aqui

“Não houve nenhum aumento no IPVA. As alíquotas permanecem de meio a 3% do valor do veículo, dependendo da categoria, que pode ser pesados, de carga, caminhões até os de passeio. O percentual do IPVA incide sobre o valor do veículo e isso é calculado pela tabela Fipe [Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas]”, citou Jorge. 

A tabela Fipe foi criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas para ser a principal referência no mercado de carros usados e seminovos, além de ser usada como base para contratos e seguros. Ela expressa preços médios de veículos no mercado nacional, servindo apenas como um parâmetro para negociações ou avaliações. “É por meio dela que é calculada a porcentagem do IPVA”, reforçou. 

Com relação ao reajuste, de acordo com o secretário, o que pode acontecer é que um determinado veículo usado pode ter tido o preço de mercado valorizado, uma vez que na pandemia os valores tiveram alta, devido à falta de produção de veículos novos. Ele explicou que houve um efeito contrário. “Os veículos que estavam sendo desvalorizados anualmente ao longo da história, na pandemia, tiveram valorização”, detalhou. 

Marcos Jorge destacou que essa alta foi por conta da escassez de veículos novos no mercado. “Se esse veículo teve o preço de mercado valorizado, conforme a tabela Fipe, o contribuinte poderá sim, pagar o valor de IPVA um pouco maior do que foi ano passado por conta da valorização de mercado do veículo. Mas essa é uma questão de mercado e não depende da Sefaz-RR”, frisou. 

Entenda

A tabela Fipe mostra que o valor do carro zero quilômetro aumentou, em média, 25% de outubro de 2020 a setembro de 2021. Entre os usados, o reajuste foi de aproximadamente 30%. O IPVA é cobrado sobre o valor venal do veículo, calculado pela tabela Fipe, com base no mês de setembro do ano anterior. Portanto, os valores do IPVA 2022 foram definidos pelo preço de tabela do carro de setembro de 2021.

Para calcular o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores deste ano, é necessário multiplicar o valor venal do veículo na tabela Fipe de setembro de 2021 por 3% – que é o valor da alíquota para a maioria dos veículos de passeio em Roraima. No caso do carro zero, é preciso substituir o valor venal pelo valor da nota fiscal.

Forma de pagamento

Quanto à quantia arrecadada com o pagamento do imposto, ela  é dividida entre o Estado, Município e Governo Federal, e eles aplicam o montante conforme a necessidade, seja em mobilidade, educação, saúde, segurança e entre outros. Marcos Jorge enfatizou que o pagamento do IPVA 2022 pode ser em cota única, à vista, ou em três parcelas mensais iguais e sucessivas nos prazos definidos no calendário.

“Para veículos isentos de IPVA a data de vencimento para o licenciamento será a mesma data de vencimento da 2ª Cota do IPVA. A base de cálculo da frota de veículos do Estado de Roraima para fins de aplicação de alíquotas é parametrizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas”, citou trecho da publicação da Sefaz-RR.