Cotidiano

Veja como senadores de Roraima votaram na PEC que adia as eleições

Parlamentares tiveram voto semelhante, mas com justificativas diferentes sobre proposta de adiamento do período eleitoral

Os senadores de Roraima votaram favoráveis à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 018/2020, que trata sobre o adiamento do período das eleições municipais deste ano, em razão da pandemia do covid-19.

A votação remota da proposta ocorreu na noite de ontem, 23, no plenário do Senado Federal. Na ocasião, os senadores Telmário Mota (Pros), Mecias de Jesus (Republicanos) e Chico Rodrigues (Democratas) votaram favorável ao adiamento do primeiro e segundo turno em 42 dias.

No momento do voto, o senador Telmário Mota (Pros) afirmou que enquanto não houver uma vacina, é imprevisível identificar o pico da doença no país. Disse ainda que manter o processo eleitoral da forma como era realizado pode pôr a população em risco.

“Vamos fazer uma eleição e colocar 147 milhões de eleitores juntos? 2 milhões de mesários juntos? O que é mais importante? A Constituição ou a vida? Eu sou pela vida. Eu voto sim pela vida e para acabar com as eleições periódicas”, afirmou Mota.

O senador Mecias de Jesus também informou que votou favorável pela retardação das eleições 2020 por acreditar que a solução da pandemia ocorrerá em breve. “Creio que esse adiamento trinta dias apenas será possível para suprir esse momento que todos vivemos”, declarou. 

ENTENDA – A PEC 18/2020 foi aprovada em plenário do Senado na terça-feira, 23, com a proposta de adiamento das eleições para os dias 15 e 29 de novembro, do primeiro e do segundo turnos, respectivamente. O texto aprovado é um substitutivo do senador Weverton (PDT-MA).

A informação é que a alteração foi motivada em decorrência da pandemia de coronavírus no país e a necessidade de adoção de distanciamento. A matéria segue agora para análise da Câmara dos Deputados. (P.C.)