Cotidiano

Veja como serão feitas as etapas da vacina em Roraima

Medida segue a primeira das três etapas do Plano Estadual de Vacinação

A vacinação em Roraima inicia já nesta terça-feira, 19, com a prioridade para profissionais da saúde, idosos e da população indígena. A medida segue a primeira das três etapas do Plano Estadual de Vacinação.

Segundo informou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), a primeira fase do plano estadual de vacinação consiste na imunização de trabalhadores de Saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; população indígena aldeado em terras demarcadas aldeada, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas;

A segunda fase atende pessoas de 60 a 74 anos. Já na terceira fase são as pessoas acometidas por morbidades, como diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; obesidade grave (IMC≥40). 

“As demais fases de vacinação deverão ser definidas pelo Ministério da Saúde (MS), conforme a liberação e produção de doses da vacina forem disponibilizadas”, informou o Governo.

A Sesau informou ainda que o Estado está com seu Plano Estadual de Imunização contra a COVID-19 estruturado e que o governador Antonio Denarium participou de uma reunião juntamente com governadores de outros estados para o recebimento simbólico de 87.720 mil doses de vacinas, no Ministério da Saúde.

“A Sesau ressalta que a vacinação iniciará de forma imediata em Roraima, assim que as vacinas forem recebidas pelo Governo Federal”, ressalta. A expectativa é que as doses cheguem ao Estado nesta segunda por volta das 20h. Na ocasião será realizada uma coletiva de imprensa onde serão vacinadas três pessoas: um indigena, um idoso e um profissional de saúde.