Cotidiano

Veja o que é verdade ou mentira nas medidas restritivas para BV

Com o avanço dos casos de covid em Roraima, algumas medidas restritivas estão sendo adotadas. Confira quais são, para evitar a propagação de Fake News

O prefeito de Boa Vista decretou toque de recolher das 21h às 6h da manhã?

Não. O governador de Roraima RECOMENDOU que fosse feito o chamado “toque de recolher” nesse horário, no entanto cabe ao prefeito Arthur Henrique decretar.  Até as 17 de horas dessa terça feira, 26, ainda não tinha feito.

É verdade que será proibido o transporte de cargas interestadual, e por isso corremos o risco de ficarmos desabastecidos?

Não.   O governador Antônio Denarium proibiu por 15 dias o transporte de passageiros entre os estados e os municípios.  Ou seja, as cargas continuarão sendo transportadas normalmente. Bem como todos os transportes coletivos e alternativos dentro de Boa Vista, como ônibus, lotação e transporte por aplicativo.

É verdade que a Defensoria determinou que seja fechado tudo?

Não. A Defensoria Pública não tem esse poder para determinar o chamado lockdown, assim como Ministério Público Estadual e nem o Ministério Público Federal. Esses órgãos podem pedir que a justiça faça, ou recomenda às autoridades, nesse caso para que o prefeito faça o fechamento ou diminuição do horário de funcionamento. O que ainda não foi feito.

É verdade que o prefeito proibiu a realização de festas e eventos de qualquer natureza?

Sim. Em decreto publicado nesta terça-feira, 26, o prefeito suspendeu pontos facultativos para serviços como a Saúde e Segurança; determinou o desligamento das luzes das quadras poliesportivas dos espaços públicos; e o fechamento do Bosque dos Papagaios e balneários públicos.

É verdade que Bonfim e Rorainópolis acataram a recomendação do governador Antônio Denarium?

Sim. Estes municípios decretaram toque de recolher, mas Boa Vista ainda não.