Cotidiano

Vendas para o Dia das Mães deve registrar aumento

Ao contrário do restante do país, o Dia das Mães de 2022 deve registrar um aumento de 8,5% nas vendas em Roraima, comparando com o ano de 2021. O comércio no estado deve movimentar R$ 38,6 milhões este ano. A análise feita pela assessoria econômica da Fecomércio/RR, com base na estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra um desempenho mais favorável para o comércio aqui no Estado.

O economista Fábio Martinez, destaca que “o comércio em Roraima vive uma outra realidade. Enquanto que o volume de vendas no Estado cresceu 12,4% no acumulado do ano, a média nacional foi de -0,1%”.

O presidente da Fecomércio/RR, Ademir dos Santos, avalia que a economia em Roraima vem indicando um desempenho favorável e os empresários estão mais otimistas. “A confiança dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo aumentou e registrou o melhor resultado desde 2020. Isso mostra a persistência e resiliência dos nossos empresários, destacando a importância do comércio para a nossa economia. O Dia das Mães é a segunda melhor data e este ano, apesar da quantidade de produtos vendidos ser melhor, vamos registrar um aumento no volume de vendas”, destaca o presidente.

Preços em alta

Apesar de registrar aumento nas vendas, na prática a data comemorativa vai ter uma queda no total de produtos vendidos. Ainda de acordo com o assessor econômico da Fecomércio/RR, Fábio Martinez, a inflação média para os bens e serviços mais consumidos no dia das mães apresentam um aumento médio de 10,6% e isso deixa os produtos mais caros, comparando com o ano passado.

O ramo de vestuário, calçados e acessórios deve seguir liderando este ano. Por outro lado, os segmentos de utilidades domésticas, eletroeletrônicos, móveis e eletrodomésticos devem apresentar quedas expressivas.