Cotidiano

Venezuelanos pedem saída de representantes de Maduro da embaixada

Além de Boa Vista, grupos se mobilizaram em outras 15 cidades do país

Manifestantes venezuelanos realizaram protesto neste domingo, 14, contra a dita ocupação ilegal dos espaços das embaixadas e das sedes consulares da Venezuela em território brasileiro, além de pedir a expulsão dos representantes de Nicolás Maduro no país. Em Roraima, o manifesto ocorreu na Praça do Centro Cívico.

A mobilização foi organizada por uma comunidade de venezuelanos no Brasil. Ao todo, 15 cidades participaram do ato. Além de Boa Vista, grupos se mobilizaram em Salvador, Rio de Janeiro, Juiz de Fora, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Sorocaba, Campo Grande, Florianópolis, Curitiba, Manaus, Recife, Joinville e Porto Velho.

Os manifestantes exibiram faixas que traziam a foto de Maduro como procurado e um número para denúncia, ao lado da frase “Fora do Brasil Representantes da Narcoditadura de Maduro”.

Protesto foi realizado próximo ao Monumento ao Garimpeiro (Foto: Divulgação )

Em nota encaminhada à imprensa, o grupo ressaltou que desde 2019 que o governo brasileiro reconheceu Maria Teresa Belandria como única representante diplomática da Venezuela em seu solo.

“Belandria havia sido designada pela Assembleia Nacional como embaixadora, representando o governo interino no Brasil. Apesar dessa decisão, os representantes de Maduro, com as cartas credenciais vencidas, continuam ocupando de forma ilegal a sede diplomática em Brasília e as sedes consulares espalhadas em várias cidades do Brasil, impedindo que a legítima representação do governo da Venezuela possa usar esses espaços para atender à população venezuelana em situação de extrema vulnerabilidade”, diz trecho da nota.