Cotidiano

Venezuelanos ultrapassam fronteira oficial

A Guarda Nacional Bolivariana não se retirou da fronteira, mas também, não impediu mais as passagens de pessoas e veículos

*ATUALIZADA ÀS 17h25

Novas informações dadas pela Polícia Rodoviária Federal de Roraima, nessa sexta-feira 10, relataram que existe um fluxo de veículos e pessoas passando pela fronteira oficial entre o Brasil e a Venezuela.

A rodovia é de responsabilidade da PRF. De acordo com dados divulgados pela Operação Acolhida do Exército brasileiro, até o momento passaram 613 venezuelanos pelo local.

A Guarda Nacional Bolivariana não se retirou da fronteira, mas também, não impediu mais as passagens de pessoas e veículos.

Apesar do fluxo, o Itamaraty não confirmou a reabertura. “O Itamaraty não recebeu qualquer comunicação nesse sentido e, até o momento, não tem conhecimento dessa alegada reabertura da fronteira” disse.

GOVERNO – Por meio de nota, o Governo do Estado afirmou que está avaliando de forma positiva a reabertura da fronteira da Venezuela com o Brasil, fechada no lado venezuelano há 78 dias. 

Dessa forma, as relações comerciais serão retomadas entre os dois países, uma vez que os venezuelanos cruzam a fronteira para comprar gêneros alimentícios e outros itens em Pacaraima, cidade brasileira na fronteira, e os brasileiros, voltarão a adquirir insumos, necessários para a produção agrícola em Roraima.