Cotidiano

Viatura do IML quebra durante remoção de corpo no interior de RR

Veículo saiu de Boa Vista na manhã de domingo (24) e só retornou na madrugada desta segunda-feira (25)

*MATÉRIA ATUALIZADA ÀS 13H26

Para atender todos os 15 municípios de Roraima, o Instituto Médico Legal (IML) conta com duas viaturas conhecidas como ‘rabecão’. Segundo uma denúncia enviada à FolhaBV sob a condição de anonimato, estes veículos não passam por manutenções frequentes.

A principal prova disso, segundo o denunciante, é o fato de um dos veículos ter quebrado durante a remoção de um corpo mais uma vez. O ‘rabecão’ saiu de Boa Vista até Rorainópolis pela manhã de domingo (24) e só retornou à capital 0h desta segunda-feira (25). O resgate do foi feito por outra viatura da Polícia Civil de Roraima (PC-RR), do Grupo de Resposta Tática (GRT).

“Roraima tem essas duas viaturas para atender todo o estado e nenhuma tem condições de fazer remoção. Só vivem assim, sendo rebocadas por outros carros, porque as viaturas não aguentam fazer as missões”, diz a mensagem enviada à reportagem.

OUTRO LADO – A PCRR (Polícia Civil de Roraima) informa que a viatura do IML (Instituto Médico Legal) sofreu uma pane mecânica, sendo necessário o acionamento da equipe de suporte do Núcleo de Transportes da Polícia Civil.

O veículo já foi encaminhado à oficina para manutenção. Outro veículo está sendo disponibilizado até que o conserto seja concluído. 

A Polícia Civil informa que se encontra em tramitação, a aquisição de dois novos veículos adaptados exclusivamente para o transporte de cadáveres, com recursos oriundos de Emenda Parlamentar do Deputado federal Jhonatan de Jesus. 

O projeto foi apresentado pela Polícia Civil em maio de 2019 e liberado em dezembro. Com isso, a expectativa é de que os novos veículos estejam disponíveis no segundo semestre deste ano.

Paralelamente, a Polícia Civil apresentou ao MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) projeto para aquisição de um terceiro rabecão e está sendo aguardada aprovação para repasse dos recursos.

A Polícia Civil observa ainda, que o problema em relação a viatura, não é a falta de manutenção, o que vem ocorrendo desde julho de 2019. O maior problema é relativo ao desgaste natural dos veículos, devido ao uso severo, razão pela qual estão sendo adquiridos novos veículos.

*Atualizada com a resposta da Polícia Civil de Roraima