Cotidiano

Viaturas do Samu são deslocadas após trote

O trote informou que um grave acidente teria ocorrido com aproximadamente dez feridos

Os serviços de emergência servem para dar auxílio para quem necessita de atendimento. Seja Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros ou ainda o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), todos recebem centenas de ligações diariamente.

No entanto, muitas delas não passam de trotes e acabam comprometendo o deslocamento para situações reais de emergência.Na manhã dessa sexta-feira (08), viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) foram deslocadas para o município de Cantá após sofrer uma dessas ligações falsas. O trote informou que um grave acidente teria ocorrido com aproximadamente dez feridos, entre elas, uma criança de doze anos.

Em Boa Vista, a ligação falsa comprometeu o atendimento de um acidente que ocorreu  na avenida Ene Garcez. “A ligação de hoje envolvia crianças no acidente, ele informou um número falso de telefone e fez a ligação três vezes com detalhes sobre as possíveis vítimas. O Samu enviou as viaturas e pediu o apoio de uma ambulância no município de Mucajaí e ao chegar lá, não existia acidente nenhum. Enquanto isso, uma pessoa que realmente precisava do serviço foi prejudicada” informou uma funcionária do Samu.

A primeira ligação ocorreu  às 11h58, com o deslocamento, o serviço demorou para atender um acidente que ocorria às 11h50. “Os trotes atrapalham a sociedade em geral, e é um crime, pois uma viatura que poderia atender a uma solicitação real vai ser deslocada para nada” disse.