Cotidiano

Vídeo registra corpo de paciente com coronavírus em corredor

Momento foi registrado por pacientes do HGR com indignação

Um vídeo registrou o momento em que um corpo foi deixado no corredor do Hospital Geral de Roraima e causou revolta. Pessoas registraram o momento com indignação.

“Olha o descaso, o corpo foi abandonado“ reclamou. “O agente funerário saiu e não se encontra” disse outra pessoa.

Nas imagens, uma pessoa transfere o corpo de uma maca para o caixão enquanto os pacientes filmam a situação.

Outro lado – A Secretaria de Saúde informa segue todos os protocolos do Ministério da Saúde, conforme a Nota Técnica Nº 05/2020/COE-RR/Covid-19, que estabelece regras para o manejo dos corpos, quando ocorre óbito de pessoas com confirmação, ou suspeita, de infecção pelo Coronavírus (COVID-19), bem como orienta os familiares sobre o sepultamento.

Todos os procedimentos de biossegurança são adotados, a fim de evitar a propagação do vírus. Em razão da pandemia do Coronavírus, o órgão ministerial tem recomendado, por exemplo, a não realização de funerais ou cerimônias de cremação em ambientes fechados.

No caso especificamente dos sepultamentos, a orientação é que tais procedimentos sejam realizados em ambiente aberto no cemitério, com duração de no máximo uma hora, podendo ter até dez pessoas, sendo permitido o revezamento de familiares e amigos, que deverão usar EPI (Equipamento de Proteção Individual).

A Secretaria ressalta que o setor de Serviço Social do HGR (Hospital Geral de Roraima) presta toda a assistência necessária em momentos delicados como este.