Cotidiano

Videoconferência reúne 11 instituições para debater pandemia

Durante a reunião, foi exposto um levantamento de toda a cidade de Boa Vista, onde há bairros com casos confirmados de Covid-19

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, participou nesta segunda-feira, 4, de nova reunião por videoconferência com representantes de 11 instituições públicas para discutir sobre o cenário atual e epidemiológico do coronavírus em Boa Vista e no estado, além da importância de se ter o Hospital de Campanha em funcionamento.

Participaram da reunião: representantes do Exército Brasileiro, Ministério Público de Roraima, Federal, do Trabalho, Universidade Federal de Roraima, Procuradoria do Estado, Tribunal de Contas do Estado e da União, vereadores, conselho municipal de saúde e secretários municipais.

O general Antônio Manuel de Barros, da Operação Acolhida e responsável pelo Hospital de Campanha, destacou mais uma vez a importância do pleno funcionamento da unidade de retaguarda para atender a população local durante os picos da doença, que devem acontecer entre maio e junho.

“Todos os cenários de projeções que temos apontam para a necessidade de, no mínimo, 1.200 leitos. Hoje já estamos bem adiantados na questão da construção, o que nos falta é insumos e corpo clínico”, disse.

Após fala do general, a prefeita apresentou dados dos avanços da contaminação da doença no estado e reforçou o pedido de apoio para que mais pessoas sejam conscientizadas.

“Estamos em uma curva muito preocupante. Para se ter uma ideia, demoramos 24 dias para ir de dois para 100 casos da doença. Atualmente, o aumento é de cerca de 100 casos a cada um ou dois dias. Hoje já estamos com mais de 800 casos confirmados, sem levar em consideração a subnotificação. Precisamos da união de todos para passar por esse momento”, explicou.

Teresa ainda destacou que está havendo uma aceleração da contaminação em Boa Vista e isso é preocupante.

“As pessoas precisam entender a importância do isolamento social. Estou realmente muito preocupada. Hoje, as recomendações dos Ministérios Públicos do Estado, Federal e do Trabalho foram muito importantes para que as pessoas entendam o momento que estamos vivendo. O isolamento social não é uma questão da prefeitura, mas sim uma medida adotada em todo o mundo e no Brasil não poderia ser diferente. Precisamos do apoio de instituições fiscalizadoras e de segurança. A situação é séria”, destacou.

Durante a reunião, foi exposto um levantamento de toda a cidade de Boa Vista, onde há bairros com casos confirmados de Covid-19. Dos 56 bairros da cidade, apenas sete deles ainda não registraram casos da doença, são eles: Marechal Rondon, Laura Moreira, Murilo Teixeira, Santa Luzia, Silvio Botelho, Nova Canaã e Canarinho. Já os bairros Paraviana, 13 de Setembro, São Vicente e Pricumã são os que registram mais casos da doença, alguns deles com até 105 casos.

Para a procuradora do Ministério Público de Roraima, Janaína Carneiro, as reuniões fazem parte do esforço entre as instituições no combate ao coronavírus.

“É bom ver que o trabalho do Hospital de Campanha está adiantado. Desde o início estamos acompanhando as ações da Prefeitura de Boa Vista e elas têm contribuído e atendido todas as recomendações, enquanto que em outros locais, outros gestores têm adotado medidas menos eficazes. Quero dizer à prefeitura que pode contar com o que for necessário do MPRR para atuar de forma mais firme na mobilização das pessoas quanto à necessidade do isolamento”, disse.