Cotidiano

Violência doméstica e medidas protetivas em debate na Folha FM

O evento virtual ocorre em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado durante todo o mês de março. A conversa será transmitida pela Rádio Folha FM 100.3 e Facebook da DPE-RR

Assegurar o acesso à justiça ainda é um grande desafio em casos de violência doméstica, que necessitam de medidas protetivas, sobretudo no isolamento durante a pandemia da Covid-19.

Com o objetivo de intensificar informações sobre a temática, a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), por meio da Defensoria Especializada de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, promove uma roda de conversa virtual e contará com a participação de toda sociedade, nesta sexta-feira (19), das 12h45 às 14h. 

O bate-papo terá como tema “Em defesa delas  – MARÇO MULHER: pandemia, violência doméstica e medidas protetivas” e será realizado no programa “Quem é Quem”, da rádio Folha FM 100.3, com transmissão simultânea pelo Facebook da Defensoria e da Rádio Folha FM 100.3. O evento virtual ocorre em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado durante todo o mês de março. 

As mulheres da roda virtual são: a defensora titular da DPE Especializada de Promoção e Defesa da Mulher, Terezinha Muniz; a promotora de Justiça do 1º Juizado de Violência Doméstica, Lucimara Campaner e a diretora do Departamento de Polícia Especializado, delega Elivânia Roberta Aguiar. A conversa será mediada pela radialista Cida Lacerda. 

De acordo com a defensora Terezinha, o projeto de iniciativa da Defensoria tem o intuito de divulgar os canais de denúncias, bem como conversar acerca do combate à violência doméstica e sobre a efetividade das medidas de proteção,

“Dentre os tópicos estará a importância das medidas protetivas de urgência na Lei Maria da Penha, quem pode ajuizar um pedido de proteção nas localidades onde não existem Delegacias de proteção a quem procurar, entre outros assuntos. Tentaremos abordar os assuntos com leveza, para que todos possam sair entendendo da temática”, detalhou. 

Na oportunidade, a defensora convidou todas as mulheres e homens para que acompanhem esse momento e que contribuam com perguntas e comentários relevantes acerca do tema. “Queremos despertar nos ouvintes e internautas a reflexão sobre a problemática que aumentou durante a pandemia. Também pretendemos esclarecer à população feminina sobre as medidas protetivas possíveis em caso de violência doméstica”, concluiu.