Cotidiano

Visitas à distância são implantadas no CSE durante pandemia

A visitação a distância é uma nova modalidade que garante o direito do adolescente e da família a ter seu contato familiar

O Centro Sócioeducativo (CSE), unidade que atua na ressocialização de menores infratores, tem se adaptado ao momento de pandemia, para manter as atividades voltadas aos internos e familiares sem deixar de lado os cuidados de combate à Covid-19.

Pensando nisso, a direção da unidade, adotou além do contato virtual dos internos com as famílias, e passou a realizar visitas de familiares na modalidade à distância, que permite o contato visual e uma conversa, mas com o familiar do lado de fora da unidade, enquanto o adolescente permanece do lado de dentro dos portões.

“A visitação a distância é uma nova modalidade que garante o direito do adolescente e da família a ter seu contato familiar respeitando todos os protocolos de saúde com a proteção necessária. Todas as medidas implementadas na unidade há um ano, tem garantindo a proteção necessária aos adolescentes e servidores. O maior exemplo deste cuidado é que neste período de pandemia o CSE de Roraima foi uma das unidades do país a não ter nenhum registro da covid-19 entre os adolescentes, servindo de referência”, relatou a secretária da Setrabes, Tânia Soares.

Os adolescentes participam de cultos espirituais de forma online na unidade (Foto: Divulgação)

“Nossa equipe técnica adotou esse sistema para manter o contato dos menores com a família que é algo fundamental para o processo de ressocialização. Esse tipo de visita é permitido às quartas, quintas e sextas-feiras, e tem sido uma forma inovadora em Roraima e que foi aprovada pela Vara da Infância. Estamos instalando uma tenda com cadeiras para dar mais conforto aos familiares”, disse o diretor da unidade Sheine Castro.

Ainda de acordo com Castro, as medidas de ressocialização na unidade têm sido eficazes dentro e fora da unidade. “Mesmo com a pandemia, não abrimos mão das atividades com os internos, tanto que as ocorrências de indisciplina diminuíram drasticamente dentro da unidade, e os casos de reincidência dos que saem do CSE também diminuiu”, acrescentou o gestor.

A mãe de um dos adolescentes que está cumprindo medida socioeducativa, contou sobre o que achou da iniciativa. “Fiquei muito satisfeita, pois mesmo com a pandemia consegui ver meu filho e falar com ele. Além disso, ele está estudando lá dentro, e isso me deixa mais tranquila. O corpo técnico da unidade está de parabéns”, disse.