Cotidiano

Visitas familiares presenciais são liberadas no CSE

Visitantes terão que apresentar a carteira de vacinação ou o comprovante digital obtido por aplicativo do Ministério da Saúde

Depois de um ano por causa da pandemia, as visitas presenciais aos adolescentes do Centro Socioeducativo (CSE) foram liberadas nesta semana. A liberação foi dada pela Justiça, a pedido da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), que garantiu condições sanitárias.

Entre as medidas acordadas entre a Setrabes e o Juizado da Infância e Adolescência, está a comprovação de vacinação contra a Covid-19, pelo menos com a primeira dose. Os visitantes terão que apresentar a carteira de vacinação ou o comprovante digital obtido pelo aplicativo do Ministério da Saúde Conecte-SUS.

“Os que forem admitidos a adentrar na unidade devem passar pelos procedimentos de biossegurança, entre outros, aferição da temperatura, limpeza de sapatos e similares, uso de álcool gel, distância mínima de 1,5 metro das demais pessoas, inclusive dos adolescentes”, recomendou o juiz titular da Vara da Infância e Adolescência, Marcelo Oliveira.

O diretor do CSE, Sheine Castro, destacou que a autorização de visitas presenciais era aguardada pelos adolescentes e seus familiares. “De forma organizada, estamos comunicando os pais e responsáveis para que compareçam à unidade para as visitas”, informou.

A secretária do Trabalho e Bem-Estar Social, Tânia Soares, ressaltou que, durante o período de suspensão, foram adotados outros procedimentos para que os adolescentes mantivessem contato com os familiares.

“Editamos a visita virtual com o acompanhamento e supervisão da direção do CSE e do Juizado da Infância e Adolescência. Também encaminhamos cartas aos seus familiares, sob a orientação do setor pedagógico da unidade, e foi necessário adequar as atividades internas para que os adolescentes fossem assistidos da melhor forma possível durante este período de pandemia”, frisou.

No caso de impossibilidade de visita presencial da família, a direção do CSE manterá as visitas online aos adolescentes, com pelo menos dez minutos de duração, e uma vez por semana.