Cotidiano

Vítimas de violência ganham nova sede da Procuradoria Especial da Mulher

No local funcionará o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame)

Foi inaugurada na manhã desta terça-feira, 31, a nova sede da Procuradoria Especial da Mulher, do Centro Humanitário de Apoio à Mulher – CHAME pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), coordenada pela deputada estadual e procuradora especial da Mulher, Betânia Almeida.

As mulheres vítimas de violência ganham um espaço mais amplo e moderno no qual o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), recebe denúncias de violência doméstica por meio do Zap Chame (95) 98402-0502. Os canais de comunicação funcionam 24 horas por dia e, devido à pandemia Covid-19, a ajuda só pode ser fornecida por meio de aplicativos de mensagens.

A deputada Estadual e procuradora especial da Mulher Betânia Almeida, citou a ampla programação em alusão ao “Agosto Lilás”, mês dedicado a eventos e conscientização da sociedade a fim de coibir abusos cometidos contra mulheres. A parlamentar afirmou ainda que os programas da Casa são instrumentos de representação feminina que preservam os direitos constituídos às mulheres que sofrem algum tipo de opressão e violência.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (PC do B), afirmou em discurso que o Poder Legislativo vai fortalecer ainda mais as ações de enfrentamento, garantindo também o fortalecimento da mulher roraimense na ocupação de seus espaços, seja na política, atividade empresarial ou cultural.

“Estou há pouco mais de seis meses à frente da presidência da Casa e sempre tenho buscado fortalecer todas as iniciativas para fomentar a política de enfrentamento da violência contra a mulher. Não podemos continuar nas estatísticas como o Estado mais violento do país com relação às mulheres, isso é inaceitável. Quero reafirmar meu compromisso, pois sempre apoiei essas iniciativas de apoio aos direitos das mulheres e das minorias”, ressaltou.

Os atendimentos da ouvidoria são feitos pelo ZapOuv (95 98120-0800) ou pelo e-mail [email protected], das 8h às 18 horas. A nova sede fica  localizada na avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida.

“O nosso atendimento continua humanizado e acolhedor. Nenhuma mulher ficará desassistida, pois nosso atendimento pelo aplicativo de mensagens é integral”, explicou a diretora administrativa do Chame, Ana Paula Dias.