Cotidiano

Vítimas de violências podem participar de aulas de boxe

Aulas serão gratuitas e inscrições seguem até o dia 6 de maio

Mulheres e membros autodeclarados LGBTQI+ poderão participar de aulas introdutórias de boxe. São ofertadas 20 vagas e a ordem de preenchimento será de acordo com a submissão de inscrições, que podem ser feitas até o dia 6 de maio. A inscrição e participação no projeto são gratuitos e devem ser realizados neste link

A iniciativa é um projeto de extensão que priorizará os seguintes grupos na seleção de participantes: mulheres com histórico de violência doméstica; membros da comunidade LGBTQI+ com histórico de violência; e servidores da Universidade e comunidade externa. Caso não sejam preenchidas todas as vagas, serão abertas para discentes da instituição.

As aulas acontecerão às terças e quintas, das 19h às 20h30, na Coordenação de Atenção a Qualidade de Vida do Servidor da UFRR, campus Paricarana, com exposições de movimentos, aquecimentos conjuntos, movimentação pertinente à prática do boxe, ensaios e simulados de lutas.

Todas as ações e práticas serão direcionadas para o preparo físico e psicológicos dos participantes, não sendo indicado ou estimulado a busca por conflitos ou violência.

As atividades serão realizadas por profissional com experiência na prática e ensino de boxe que permita o desenvolvimento de habilidades introdutórias. Participantes com perfis intermediários e avançados serão encaminhados para academia profissional, caso queiram.

De acordo com os dados nacionais publicados por agências como Monitor de Violência ou o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021, o Estado de Roraima concentra números preocupantes de vítimas de violência contra a Mulher ou membros da comunidade LGBTQI+.

Estas estatísticas destacam a importância de desenvolvimento de práticas de autopreservação por parte destas populações. O curso de boxe é uma destas medidas, sem esquecer que ações desta natureza são oferecidas como medida emergencial e devem estar associadas a outras, tais como orientações psicológicas, apoio policial e medidas legais, por exemplo.