Cotidiano

Você sabe o que faz um metrologista?

O Ipem-RR apresenta para os consumidores um pouco mais sobre essa ocupação

Dia 26 de junho é comemorado no Brasil o Dia do Metrologista, e para homenagear essa atividade tão importante, o Ipem-RR (Instituto de Pesos e Medidas de Roraima) apresenta para os consumidores um pouco mais sobre essa ocupação.

Os metrologistas são profissionais especializados, que atuam com aferição de instrumentos de pesos e medidas, e em diferentes formas de inspeções fiscais. Poucas pessoas sabem, mas o trabalho do metrologista está refletido em muitas áreas pelo nosso dia a dia.

As equipes de metrologistas do Ipem-RR são formadas por técnicos especializados, que através do Governo de Roraima, realizam diariamente em todo o Estado, operações rotineiras e especiais de fiscalização em vários instrumentos e materiais.

“Os fiscais do Ipem – RR realizam diariamente operações de fiscalização em estabelecimentos comerciais, por todo o Estado. Através desse trabalho podemos garantir a proteção aos direitos do consumidor, quanto à apresentação do peso correto dos produtos, da quantidade e da certificação de qualidade, através da inspeção da presença do selo do Inmetro” pontuou Isabella Dias, presidente do Ipem-RR.

Segundo ela, de outro lado, o trabalho dos metrologistas, assegura a justa concorrência entre os comerciantes, inibindo práticas comerciais desleais.
De acordo com Jackson Medeiros, diretor de Qualidade e Metrologia do Ipem – RR, o profissional metrologista também está presente no supermercado na hora de comprar os itens da cesta básica, e ainda, na hora de presentear as crianças com brinquedos em datas comemorativas, por exemplo, que garante a adequação do produto.

ITENS AFERIDOS

São aferidos e inspecionados, também: Medidores de pressão arterial, taxímetros, radares de barreiras eletrônicas, cronotacógrafos de caminhões, estabelecimentos que comercializam produtos têxteis, botijões de gás LP, material escolar, brinquedos, itens do período de páscoa, decoração natalina, entre outros materiais.

Em caso de dúvidas, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem – RR, através dos telefones de contato: – (95) 99132-4523 ou (95) 99135-3061.

Ou ainda através das redes sociais. Instagram: @ipemrr; ou Facebook : Instituto de Pesos e Medidas de Roraima, siga também as páginas do Governo de Roraima: Instagram:; @GovRoraima e Facebook: Governo de Roraima.