Cotidiano

Volta às aulas presenciais nas escolas estaduais movimenta lojas

Aulas presenciais vão retornar gradualmente e ainda vão manter o atendimento remoto

A volta às aulas na rede estadual de ensino, marcada para a próxima segunda-feira (20), tem motivado pais e responsáveis a comprarem o material escolar dos filhos, às vésperas do retorno.

A pedagoga Thaise Medeiros, por exemplo, prefere levar os filhos para escolher os materiais, dentro das categorias combinadas em casa. “A gente vem de casa sabendo o que vai comprar e eles escolhem os que vão usar na sala de aula”, disse.

O filho dela, Caueh Gabriel, de 16 anos, não vê a hora de voltar à sala de aula. “Acho ótimo voltar. Não aguento mais ficar na frente do computador”, relatou.

As aulas presenciais nas escolas estaduais vão retornar gradualmente e ainda vão manter o atendimento remoto. No primeiro momento, vão retornar às salas de aula os estudantes do Ensino Médio e da EJA (Educação de Jovens e Adultos). O retorno será no formato híbrido (que mescla o ensino presencial e remoto) e escalonado (por ano, turma, série e ou dias da semana) para as escolas da capital, interior e de comunidades indígenas.

De acordo com o Censo da Educação Básica, em Roraima existem 77.412 estudantes matriculados na rede estadual. No Ensino Médio são 17.132 alunos na zona urbana dos municípios, 1.824 na zona rural e 2.407 em comunidades indígenas. Na EJA, são 7.952 estudantes sendo 6.329 na zona urbana dos municípios, 148 na zona rural e 195 em comunidades indígenas. No geral, retornam presencialmente para a sala de aula agora 29.315 estudantes. Isso implica também uma maior circulação de pessoas utilizando os transportes públicos.

Além das escolas, os Centros Estaduais de Atendimento Especializado da Seed também vão retomar os atendimentos presenciais para os estudantes e para a comunidade em geral.